BRASIL
05/07/2023 09H37
Cena comum nas praias santistas durante o inverno, o canal 3 amanheceu coberto por bancos de areia nesta terça-feira (4). Ao longo do dia, as equipes da Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos S/A) retiraram aproximadamente 110 toneladas do material num trecho de pouco mais de 300 metros.
O assoreamento na orla se deve à ressaca verificada nas praias da região. A areia chega trazida pela movimentação das marés — vinda da região da Ponta da Praia.
“Realizamos o trabalho mecânico, com uso de retroescavadeira, para conseguir retirar o acumulado”, explica o supervisor de limpeza pública da empresa, Marcelo Silveira. O serviço foi feito não apenas na área de canal situada na areia, mas também em parte da Avenida Washington Luís (rente ao Clube XV).
Na ação foram utilizados dois caminhões para transportar a massa recolhida — tanto de areia molhada quanto da já seca. Tudo é levado para os canais 4, 5 e 6.
O deslocamento envolve cuidados especiais, pois os caminhões realizam várias viagens. Nesta terça, foram 12 saídas do local.
O trabalho não termina somente com a remoção da areia acumulada. Depois disso, as equipes fazem uma varredura para recolher também resíduos depositados nos canais.
“É um complemento. Para retirarmos detritos diversos, folhas, material PET”. Esse material específico é descartado, mais tarde, em um aterro sanitário em São Vicente.
Esta iniciativa contempla o item 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Água Potável e Saneamento.
Conheça os outros artigos dos ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/santos-SP .