Bandeirinhas coloridas, comidas típicas e muita alegria marcaram a festa junina do projeto ‘Movimente-se com a Música e a Dança’. O evento, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (23), no salão da Portuguesa Santista, uniu a busca por melhor de qualidade de vida com saúde à tradicional festividade brasileira. A segunda edição do arraial do projeto uniu todas as unidades das policlínicas de Santos. A festa contou com a participação de pessoas de todas as faixas etárias, desde crianças até idosos, que chegaram para a ação com muita vontade de dançar e contribuíram levando um prato de salgado ou doce. 
As integrantes da Policlínica Morro São Bento foram as primeiras a se apresentar. Vestindo trajes típicos, chocalhos e sombrinhas, as idosas ensaiaram durante os encontros para dançar o famoso ‘xote’. A sorridente Alzira de Melo, participante do projeto há 4 anos, falou sobre a sensação de pertencimento no grupo.  
“Tive depressão e nesse estado, temos que procurar algo para nos apoiar. O Movimente-se me ajudou muito. A gente dança, conhece amigas, é muito gostoso pra mim. Hoje vamos arrasar”, contou Alzira.
Durante a apresentação, o público registrava o momento com fotos e vídeos. Alguns até pediam para participar da quadrilha e tentavam acompanhar a coreografia do grupo. Carrinhos de pipoca e algodão doce também eram atração da festa.
Presente no evento, o secretário de Saúde, Adriano Catapreta, falou da importância do projeto: “Esse grupo ‘Movimente-se’ faz um trabalho muito bonito. Eu sempre digo que saúde não é só buscar o tratamento das pessoas, e sim prevenir as doenças. Um evento como esse está cuidando do psicológico dos envolvidos”.
Além de dança, o público também se encantou com o poema escrito e recitado por Leondina Bernardo. Atendida pela Policlínica Piratininga, a idosa viu nas palavras uma forma de expressar a gratidão pelo grupo. “Sempre escrevo e, em todo evento que vou, peço para recitar. O de hoje se chama ‘Arraiá do Piratininga’, para mostrar toda a alegria que estou sentindo”.

PROJETO INCLUSIVO
O programa da Secretaria de Saúde atende pessoas de qualquer idade, mas principalmente idosos que têm dificuldade de locomoção. ‘Movimente-se com a Música e a Dança’ tem o objetivo de promover a saúde física e emocional, elevando a autoestima através de coreografias inclusivas e equilibradas. 
Para participar, basta comparecer a uma das unidades das policlínicas localizadas na Cidade e conferir os horários disponíveis para os encontros do grupo.
Uma das dirigentes do grupo Movimente-se, Daniela Menezes, assistia orgulhosamente às quadrilhas. A agente comunitária de saúde relembrou antigos pacientes e ressaltou a inclusão que o projeto garante. 
“Já atendemos pessoas com casos de depressão e deficientes visuais. Esse segundo caso foi uma experiência muito importante, já que a pessoa usava as batidas do som para acompanhar os passos de dança. Nos unimos para aprender, proporcionar inclusão e dar visibilidade a todos. Isso é muito importante”, contou.

Esta iniciativa contempla o item 10 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Redução das Desigualdades.