Capacitação realizada pelo Estado acontecerá de 22 a 25 de agosto na Unaerp Guarujá e as inscrições já estão abertas



Em agosto, acontecerá em Guarujá o projeto PARALÍMPICO (Programa de Desenvolvimento Paralímpico), um curso gratuito que visa fomentar o esporte paralímpico de base. O PARALÍMPICO acontecerá de 22 a 25 de agosto, no Complexo Poliesportivo da Unaerp Guarujá, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio da Universidade. 


Voltado a professores de Educação Física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas, na etapa de Guarujá o projeto conta com o apoio da Universidade, das secretarias municipais de Educação e de Esportes e da Diretoria de Ensino da região. 


Durante os quatro dias do curso, em período integral de 08 horas diárias, os participantes terão a oportunidade de receber a Capacitação Técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico. São ao todo oito modalidades incluídas no programa: Atletismo, Futebol de 5, Goalball, Tênis de Mesa, Natação, Bocha, Ciclismo e Vôlei Sentado.  


As aulas práticas da Capacitação contam com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas. 


Para o coordenador do curso de Educação Física da Unaerp Guarujá, Nilton Coutinho, essa parceria para a realização de mais uma edição do Paralímpico na Unaerp demonstra que a universidade sempre está atenta às demandas atuais do mercado profissional. “Estaremos sediando este curso paralímpico que é hoje uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento e a expansão dos esportes paralímpicos em escolas, clubes e demais espaços esportivos.”


A diretora-geral da Unaerp Guarujá, Profa Priscilla Bonini Ribeiro, enfatiza o compromisso da Universidade em contribuir para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, estimulando a transformação social através do esporte. “É fundamental essa interação da Universidade com tendências na área de esportes paralímpicos. Esta parceria já se mostrou exitosa na edição de 2021, e entendemos que podemos contribuir com a ampliação de conhecimentos dos profissionais que atuam na área da Educação Física na nossa região, auxiliando no ensino e no atendimento a crianças e adolescentes com deficiência”.


O curso Paralímpico é gratuito e com certificado, além de oferecer café da manhã e almoço para todos os participantes. Os interessados podem se inscrever no site https://paralimpico.com.br/, selecionando no formulário de inscrição a cidade de Guarujá. 


Sobre o Programa - Até o momento, foram capacitados mais de 4500 participantes em mais de 52 etapas realizadas em cidades do interior e capital do Estado de São Paulo. O programa já certificou professores e estudantes de educação física oriundos de mais de 300 munícipios do Estado de São Paulo. Com um calendário de 28 etapas para este ano de 2023, Guarujá foi um os municípios escolhidos para sediar o Curso Paralímpico, que terá como próximas etapas as cidades de Sorocaba (20/06 a 23/06), Lençóis Paulista (27/06 a 30/06), Guaratinguetá (04/07 a 07/07), São Paulo - Centro Paralímpico Brasileiro (11/07 a 14/07), Mogi Guaçu (18/07 a 21/07), Jacareí (25/07 a 28/07), Presidente Prudente (01/08 a 04/08), Ubatuba (08/08 a 11/08), Votuporanga (15/08 a 18/08), Guarujá (22/08 a 25/08) e São Paulo - Baby Barione (29/08 a 01/09).