O Programa Fábrica de Inclusão Produtiva (FIP) – Acessuas Trabalho está com inscrições abertas para o curso gratuito de customização de vestuários, em parceria com o Sebrae e o Senac.
No total são 18 vagas disponíveis. As inscrições vão até quarta-feira (17); interessados devem ter no mínimo 18 anos e entrar em contato pelo WhatsApp (13) 33628813, enviando os seguintes dados: nome completo, CPF, data de nascimento, endereço com CEP e número de telefone. Em caso de grande procura, pessoas inscritas no CadÚnico têm prioridade no preenchimento das vagas.
O curso será começa em 1º de junho e vai até o dia 28, três vezes por semana, das 8 às 12 horas. As duas primeiras aulas (parte teórica) ocorrem no dia 1º e no dia 2 (quinta e sexta-feira) e as aulas práticas (10 encontros), às segundas, quartas e sextas-feiras.
O aluno aprende a aplicar técnicas de customização de vestuário, utilizando técnicas de bordado, termocolantes, pintura e aplicação de aviamentos. Ainda tem finanças e marketing, pesquisa de referenciais de moda, conceitos estéticos adequados ao público-alvo, diferentes matérias-primas e seus empregos.
As aulas ocorrem na FIP, na Av. Dr. Fernando Costa, 1096 – Vila Couto (mesmo prédio do PAT). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3362-8813, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.
Acessuas – O Acessuas, Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, do governo Federal, tem por objetivo a inclusão de pessoas ao mundo do trabalho pelo encaminhamento a cursos profissionalizantes, projetos de geração de renda, entre outros. O programa possui equipe qualificada, apoia ações voltadas ao microempreendedor individual e à economia solidária. Em Cubatão, ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
O FIP conta com parcerias governamentais e não governamentais que ofertam ações de formação e orientação para o acesso ao mundo do trabalho visando à melhoria da qualidade de vida e superação das vulnerabilidades sociais. Além disso, divulga oportunidades de empregos e cursos de qualificação, apoia ações voltadas ao microempreendedor individual e à economia solidária. Podem participar pessoas a partir de 14 anos (dependendo da oportunidade), inscritas no CadÚnico e beneficiárias de programas sociais do Governo Federal.
Por: Marisol de Andrade/Secom