A solenidade ocorreu no Palácio dos Bandeirantes; Guarujá será representada por
três pessoas do segmento que atuam em diversas frentes no Município
Guarujá assumiu a coordenação do grupo de trabalho da Macrorregião da Baixada Santista e Vale do Ribeira, em cerimônia de posse dos novos conselheiros e respectivos suplentes do Conselho Estadual da Juventude, na última semana, na capital paulista. Representada pelo assessor de Políticas Públicas para Juventude da Secretaria de Comunicação e Relações Sociais (Secom) da Prefeitura de Guarujá, Marcos Vinicius de Jesus, a Cidade tratará assuntos no que tange às questões da sociedade civil.
A solenidade ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, no auditório Ulysses Guimarães. Formada por 12 representantes do poder público e outros 12 da sociedade civil, a nova composição do conselho terá a missão de propor diretrizes para ações governamentais voltadas à promoção de políticas públicas para a juventude em todo o território paulista.
“Guarujá terá representatividade para garantir que, além da efetividade da política pública, a expertise do trabalho que acreditamos a nível municipal, ganhe proporção para aumentar os atendimentos e o protagonismo aos nossos jovens em toda a Baixada Santista e também no Estado”, explica Marcos Vinicius.
Tendo como objetivo principal auxiliar na formulação, elaboração e organização de ações descentralizadas da agenda de Políticas Públicas de Juventude da presidência do Conselho, Marcos Vinicius ressalta que esse será um trabalho realizado em conjunto com o gestor do segmento em Itanhaém. “O Caique Alves vem realizando um trabalho impar, e fortalecendo a representatividade da nossa Região. Sem dúvida essa parceria vem para alavancar os trabalhos em prol dos nossos jovens”, afirmou.
Além dos novos membros, haverá grupos de trabalho segmentados em 11 eixos temáticos, com a participação de diversos especialistas. Os temas são divididos em aprendizagem e empregabilidade juvenil; saúde; equilíbrio mental, físico e social; família e projeto de vida; empreendedorismo; esporte e lazer; direitos humanos, diversidade, equidade e inclusão; voluntariado e associativismo juvenil; jovem rural, turismo e meio ambiente; tecnologia e inovação; cultura e economia criativa; e cooperativismo.
Ainda representando a Pérola do Atlântico, a integrante do Conselho Municipal de Juventude (CMJ), Mariana dos Santos, foi convidada para representar Guarujá no grupo de trabalho do eixo institucional de Conselhos Municipais de Juventude. Além dela, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marco Antonio Magalhães, foi convidado para compor o eixo temático de Direitos Humanos, Diversidade, Equidade e Inclusão.
Para o coordenador Estadual de Políticas para a Juventude e novo presidente do Conselho da Juventude, Juliano Borges, a composição do Conselho será a retomada de um amplo diálogo com os gestores municipais do segmento e representantes da sociedade civil. “Vamos regionalizar as discussões para a construção de uma agenda que contemple as principais demandas dos jovens paulistas”, afirmou.
A cerimônia teve a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e do secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, além de outras autoridades estaduais e municipais, parlamentares e centenas de representantes da sociedade civil e comunidade escolar.