Para celebrar uma cultura milenar e rica por suas tradições e diversidade, a 21º Grande Festa Cigana acontece neste sábado (6), a partir das 19 horas, em Guarujá. A festa será realizada na Escola Dirce Valério Gracia (Avenida Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba – ao lado do Teatro Procópio Ferreira) e marca o início das comemorações do Dia Nacional do Cigano, celebrado em 24 de maio.
O evento é uma realização da Tsara Gitana Cléo (Lua Bonita) e tem apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias de Cultura (Secult) e Comunicação e Relações Sociais (Secom).
A festa, que é uma homenagem à padroeira dos ciganos, Santa Sara Kali, contará com shows de danças ciganas, dança do ventre, cartomancia e exposição de artigos da cultura cigana. Além disso, há uma novidade nesta edição, a apresentação de músicos do grupo Kallons Musical Show.
O ponto alto da celebração é o ‘ritual do fogo’ ou ‘ritual da fogueira cigana’. É um rito à Santa Sara que utiliza pão, sal e vinho, pedindo as bênçãos da padroeira. Ao terminar, os ciganos dançam em volta da fogueira, celebrando a vida com alegria, palmas e canto. O fogo é sagrado para a cultura cigana, pois esquenta o acampamento em noite fria, aquece o alimento e queima as energias negativas.
Os convites da festa custam R$ 10 reais e será arrecadado 1 kg de alimento não-perecível para o acampamento da Comunidade Cigana em Poços de Caldas - MG. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 98189-6718.
História
O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado à Santa Sara Kali, padroeira da etnia.