Os nossos pets são muito importantes e fazem parte da nossa família no mundo atual. Eles estão  sendo muito importantes nesta pandemia muitas vezes sendo o equilíbrio em nossos lares.

Nunca ignore o mal hálito do seu pet pois pode indicar uma doença periodontal.

A doença periodontal é causada por bactérias que acometem os tecidos de sustentação do dente – periodonto, composto por gengiva ,osso alveolar , ligamento periodontal e cemento, podendo progredir para vários estágios como gengivite , periodontite leve e periodontite avançada.

Na periodontite avançada existe destruição da gengiva , osso ,cemento e ligamentos dentários causando uma instabilidade dental. Cálculos ,halitose mobilidade dental ,sangramento dental ,dificuldade de mastigação são os sintomas mais freqüentes.

Este processo é muito doloroso para seu pet . Ele pode entrar em tristeza pois com o cheiro bucal forte as pessoas tendem a se afastar do seu convívio.

Escovação, ossos artificiais , soluções para serem colocadas na água além de cuidados médicos veterinários podem impedir o aparecimento desta doença .

Estas doenças dentais são comuns em cães e gatos . Assim com em seres humanos , má qualidade na alimentação , higienização e cuidados dentais vão contribuir para o aparecimento desta patologia .

Estas doenças podem afetar os sistema cardiopulmonar ,hepático e renal , diminuído a qualidade e tempo de vida do seu pet.

Pesquisas indicam que 80 pode cento dos cães e 70 por cento dos gatos tem doença periodontal após 3 anos de vida.Cães de pequeno porte tem uma tendência maior de desenvolver doenças dentais.

A grande maioria dos proprietários não cuidam corretamente da higiene dental dos seus pets.Se seu cão esta com mal hálito ,desconforto ou dor para se alimentar pode estar com problemas na boca.

Higiene dental e consultas regulares ao  médico veterinário de confiança podem prevenir e ou detectar estas patologias pois o risco do desenvolvimento da doença periodontal aumenta com a idade.

Escovar os dentes pelo menos uma vez ao dia , evitando guloseimas podem ajudar na prevenção destas doenças .Consultas no médico veterinário a cada seis meses são importantes para manter a saúde em dia do pet.

 

Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário e professor universitário , mestre em saúde pública, pós graduado em Clinica médica de pequenos animais , pós graduado em Cirurgia de pequenos animais e Fitoterapeuta .