A Prefeitura de São Vicente participou, nesta quarta feira (29), do 1º Encontro de Articulação Regional de Políticas Públicas, realizado em Praia Grande. Trata-se de uma parceria entre a Fundação Getúlio Vargas - FGV e o Sebrae-SP, com o objetivo de articular uma rede de agentes regionais focada na implementação de políticas públicas voltadas ao fomento do empreendedorismo no Estado de São Paulo. 

A reunião reforçou o compromisso e as responsabilidades das lideranças da região com ações pactuadas nas etapas anteriores do programa, que já está em sua terceira fase.

As cidades da região já haviam sido anteriormente contempladas pelo Sebrae-SP e pela FGV com o mapeamento técnico das políticas públicas de empreendedorismo existentes e, junto aos líderes da governança local, identificaram em encontros realizados no início do ano, os principais desafios do plano, distribuídos em quatro eixo prioritários: governança do desenvolvimento, inclusão produtiva, compras públicas e desburocratização.

Diversas ações do plano serão executadas por meio do Programa Consórcio Empreendedor do Sebrae-SP, orientado a buscar maiores resultados e mais agilidade às políticas públicas favoráveis à cidadania empreendedora por meio da cooperação intermunicipal.

Nove municípios da região receberam os vouchers das soluções previstas nas fases anteriores do programa, por meio do qual o Sebrae-SP disponibiliza, gratuitamente, uma série de serviços e ações dedicadas às modernizações das administrações públicas locais.

São Vicente será contemplada com os programas de Elaboração de Projetos de Captação de Recursos para Modernização Administrativa; Simplificação do Licenciamento de Construção e Recursos dos Códigos de Obras e Edificações; Estruturação e Acompanhamento da Sala do Empreendedor e Programa de Fortalecimento Local em Inclusão Produtiva.

O evento contou com a participação de prefeitos e vice-prefeitos das nove cidades da Baixada Santista. São Vicente foi representada pela prefeita em exercício, Sandra Conti, que agradeceu a parceria com o Sebrae e enfatizou a importância da desburocratização. “A vida e os processos já são tão burocráticos e tão complicados, então nada mais justo do que facilitar. Quando facilitamos os processos e a comunicação, quando a Prefeitura facilita a vida de um contribuinte, quando o poder público facilita os processos de quem quer investir na cidade, facilitamos automaticamente o desenvolvimento de São Vicente.”

Além da prefeita, São Vicente foi representada também pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho (Sedect), pela secretária de Turismo, Juliana Santana, e por representantes da Secretaria de Assistência Social (Seas).