Honraria é um reconhecimento às mulheres que atuam

na luta pela garantia dos direitos sociais


A Prefeitura de Guarujá realiza, na próxima segunda-feira (26), a quarta edição de entrega da medalha Tereza de Benguela. A honraria é um reconhecimento às mulheres que atuam na luta pela garantia dos direitos sociais. A cerimônia acontece às 16 horas, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, no Paço Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800, Santo Antônio).


A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Seres), por meio da Assessoria de Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos e pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá.


Entre as homenageadas estão a deputada estadual Leci Brandão, Elizabete Gonçalves da Silva, Carolina Aparecida Menezes, Márcia Nascimento dos Santos e integrantes da Família Silva.


Tereza de Benguela

O nome escolhido para a medalha é uma homenagem a Tereza de Benguela, líder quilombola. Tereza coordenou o maior quilombo do Mato Grosso, que resistiu às ações de bandeirantes de 1730 a 1795, quando o espaço foi atacado e destruído, a mando da capitania regional.


O quilombo do Quariterê abrigava mais de 100 pessoas, com destacada presença de negros e indígenas. Todos conviviam juntos sob a coordenação da Rainha Tereza, como ficou conhecida em alguns registros históricos. O dia 25 de julho é instituído no Brasil pela Lei n° 12.987/2018, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha.