Termina nesta quarta-feira (7) a vacinação contra covid-19 dos caminhoneiros portuários residentes em Santos, com idades entre 18 e 35 anos. Para ter direito à dose do imunizante, o interessado tem de estar com o nome na lista elaborada pela Santos Port Authority (SPA). As vacinas seguem sendo aplicadas das 8h às 13h, na Unidade de Cuidado do Porto (Rua General Câmara, 507, Centro). Além de estar com o nome na lista, o interessado tem que apresentar, obrigatoriamente, documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos. Na terça-feira (6), foram vacinados 91 caminhoneiros.
"Graças a Deus deu tudo certo", comemorou o caminhoneiro Caique Rafael Armando Santos da Gama, de 23 anos, após receber a vacina na manhã desta terça-feira. "A expectativa para ser vacinado era grande", ressaltou ele, que lembrou a alegria, de toda a categoria, quando foi anunciada a vacinação para os caminhoneiros. "Tivemos a perda de pessoas próximas. Esse é um momento muito importante". De olho na carteira de vacinação, ele viu que tomará a segunda dose do imunizante no dia 3 de agosto.
Para o caminhoneiro Luiz Bruno Bezerra, 32 anos, o início da imunização da categoria representa "a primeira vitória na guerra". "Nem todos tiveram a oportunidade de tomar a vacina". Bezerra, que é morador do Macuco, também lamenta a perda de amigos para a covid-19. "A vacina representa a chance de sobrevivência".
Quem acompanhou a vacinação na Unidade de Cuidado do Porto foi o vice-presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos, Francisco Roberto do Monte. "A expectativa era grande. Durante a pandemia, se o Brasil não parou foi por causa dos caminhoneiros. Os caminhoneiros correm risco. Vamos nos proteger".