Ao todo, Guarujá possui aproximadamente 1700 câmeras, sendo 1.636 instaladas em 72 próprios públicos, 51 ao longo de quase 6 km da orla da praia da Enseada, além de seis câmeras de monitoramento de trânsito


Mais 18 câmeras de monitoramento começam a ser instaladas pela Prefeitura de Guarujá. Desta vez serão contempladas as áreas comerciais de Vicente de Carvalho, além dos bairros de Pitangueiras, Astúrias, Tombo e Cachoeira. Ao todo, Guarujá possui aproximadamente 1.700 câmeras, sendo 1.636 instaladas em 72 próprios públicos, 51 na orla da praia da Enseada, além de seis câmeras de monitoramento de trânsito.


Os sinais são enviados para o Centro de Segurança Integrado (CSI) localizado no Morro da Campina. O CSI é coordenado pela Diretoria de Monitoramento e Análise de Informações de Guarujá (DMAI), ligada a Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon). A Central comporta também o Centro de Controle Operacional do Transporte Público (CCO) e as câmeras de monitoramento de trânsito.


As 18 novas câmeras são do modelo Speed Dome com sistema via rádioo dispositivo consegue realizar capturas panorâmicas em 360° horizontais e ajustes verticais de até 180°. O equipamento possui recursos analíticos incluem detecção de movimentos com possibilidade de marcação de áreas, detecção de cruzamento de linha virtual, detecção de tentativa de adulteração/violação do equipamento, além de detecção de pessoas e veículos.


O uso da tecnologia de videomonitoramento minimiza os recursos e agiliza o atendimento direcionado de viaturas, com maior detalhe de informações para os agentes, bem como, possui maior abrangência de cobertura do patrulhamento na região”, declarou o diretor de Monitoramento e Análise de Informações de GuarujáRogério Martins Pereira


Orla da Enseada

No ano passado, foram instaladas 51 câmeras de monitoramento ao longo dos 6km da orla da Enseada. São cerca de oito mil metros de rede de fibra ótica para garantir uma imagem de alta qualidade.

O monitoramento funciona 24 horas por dia e conta com câmeras PTZ Full HD – Pan (horizontal), Tilt (vertical) e Zoom (controle óptico). A tecnologia permite analisar ininterruptamente movimentos e presença de pessoas, veículos e objetos na área de abrangência de cada câmera. Com isso, é possível uma comparação contínua da rotina, proporcionando o alarme aos operadores do sistema de segurança.


Reconhecimento facial e placas

O sistema possui duas câmeras de reconhecimento facial e outras quatro com LPR (“License Plate Recognition”), reconhecimento de placas de veículos. O recurso proporciona a identificação de uma placa de veículo no momento da sua passagem e também registra o controle de velocidade. Outra novidade é o kit veicular para os veículos da GCM, contendo tablet que receberá informações via wifi, para o monitoramento tático, e um dispositivo de rastreamento com câmera que mostra o posicionamento exato da equipe de campo.