Página concentra todas as informações e novidades relacionadas à Cultura na Cidade, além de disponibilizar atrações exclusivas; endereço é www.vivacult.com.br

 

A partir desta sexta-feira (29), todas as informações sobre as atrações e serviços culturais de Guarujá estarão disponíveis no site VivaCult (www.vivacult.com.br). Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, o site entra no ar trazendo programações online e informações sobre os monumentos históricos, polos culturais e demais atividades da pasta.


Ainda para a primeira semana do site, está programado o lançamento da seção #culturaemcasa, pensada para atender o público durante a quarentena realizada em prevenção à Covid-19.  A seção vai contar com videoaulas e apresentações de artistas locais, com dança, música, artesanato entre outros.


O titular da Cultura, Marcelo Nicolau, destaca que o site é uma iniciativa também para longo prazo. “Na atual situação, nos reinventamos para encontrar novas maneiras de estimular o fomento cultural. O site vem em uma hora oportuna, com as atividades culturais online, porém ele vem para permanecer. Quando tudo normalizar e retomarmos o cronograma normal, a plataforma seguirá sendo uma importante ferramenta para o munícipe ter acesso às atividades da Secretaria de Cultura”, afirma.

O site também é um novo canal de comunicação entre os munícipes e a Secult, visto que é possível entrar em contato com a Secretaria através dele.


Fomento Cultural na Pandemia


Com a pandemia da Covid-19, a Secult está empenhada em uma série de iniciativas para manter o setor movimentado.


A Secretaria trabalha em um edital emergencial para artistas que se encontram sem renda e em isolamento social participarem da 1º Mostra Virtual de Guarujá. Além disso, diversas iniciativas foram realizadas e estão programadas junto aos profissionais do ramo.


Exemplos disso foram a live com a videoaula de dança do professor Régis Cardoso, no último dia 27 e a gravação do videoclipe ‘Quarentena’, com a Big Band da Orquestra Municipal, no começo do mês. Toda semana, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), ocorrem sessões de cinema virtuais com o Pontos MIS On-line.


A pasta também é apoiadora do 11º Festival Gastronômico do Guarujá, que neste ano acontece por meio de delivery, devido à pandemia.


A Secult continuou com os repasses aos corpos estáveis do Munícipio, e atende mais de mil alunos matriculados em seus cursos, através de aulas on-line. Para continuar e expandir as iniciativas de fomento, a Secult orienta que os trabalhadores da Cultura se inscrevam na plataforma Mapa da Cultura (
http://mapadacultura.guaruja.sp.gov.br), que divulga e registra os artistas  e produtores da Cidade.