Evento reuniu mais de 3 mil pessoas em Guarujá

 

O curso de Educação Física da Unaerp Guarujá esteve presente na 10ª Caminhada Ecológica do Forte dos Andradas, que reuniu quase 4 mil pessoas em Guarujá. No estande da Universidade, quem participou do passeio pôde fazer avaliação das condições físicas e recebeu orientações em saúde.

Alunos e professores fizeram medições antropométricas na população, dentre elas, índice de massa corporal para detecção de peso normal, sobrepeso ou obesidade; relação cintura-quadril quanto ao risco de problemas cardiovasculares; e ainda, o percentual de gordura, que pode sinalizar uma gordura visceral aumentada. “Após essas mensurações, os participantes receberam orientações dos professores mediante as necessidades encontradas”, explicou o coordenador do curso, Prof. Rogério Lucena.

Antonia Vieira Gomes Nazaré gostou atendimento da Unaerp. “Já faço atividade física e essa avaliação ajuda muito, pois sabendo o que precisamos fazer fica mais fácil controlar.” Euzabete Luzia Silva Saraiva foi orientada a ficar atenta à possibilidade de diabetes e hipertensão. “Minha massa está magra, mas meu problema está no quadril e cintura, pelo risco de diabetes e hipertensão devido a casos na família. Mas o resto está tudo em ordem.”

A caminhada teve percurso total de 8 km entre subidas e descidas, o que trouxe esforço aos participantes, como ressaltou o aluno de Educação Física, Leandro da Silva Ávila. “Uma caminhada como esta exige do corpo inteiro, mas essencialmente os membros inferiores, fortalecendo os músculos das pernas, e com relação ao sistema cardiovascular tem um grande estímulo. Quem pratica caminhada pode sentir os benefícios, o bem estar e também auxilia muito no controle do peso.”

A avaliação física foi um dos atrativos da 10ª Caminhada do Forte doa Andradas. Segundo a adjunta de Comunicação Social da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, tenente Michelle Temporim, o público de quase 4 mil pessoas superou as expectativas. “Nossa intenção é unir a população com o Exército e mostrar nosso quartel”. Durante o evento foram arrecadadas cerca de 4 toneladas de alimentos, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.