Na última semana seis agentes da Defesa Civil de Bertioga participaram da OPOV (Oficina Preparatória para as Chuvas de Verão), que aconteceu em Cubatão. A capacitação tem o objetivo de preparar os profissionais para atuar de forma preventiva, evitando riscos provocados pelas chuvas, como enchentes e deslizamentos.

 

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil realiza trabalhos de prevenção durante o ano todo, mas entre os meses de dezembro a março as ações nas áreas de vulnerabilidade são intensificados devido ao aumento no índice de chuva. De acordo com o diretor de Defesa Civil, José Carlos de Souza, cinco bairros apresentam maior fragilidade: Caiubura, Sítio São João, Jardim Vicente de Carvalho, Chácaras e Boracéia.

 

Para receber alerta da Defesa Civil por SMS, o interessado pode se cadastrar enviando mensagem de texto para o número 40199. O serviço de alertas é gratuito. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199.

 

Plano de Contingência

 

Bertioga possui o Plano Municipal de Contingência, que estabelece procedimentos de urgência em situações de desastres, com diversos órgãos, como Defesa Civil, Bombeiros, Serviços Urbanos e Saúde. O plano prevê atuações de monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo ações de socorro e ajuda humanitária, além de organizar e atribuir responsabilidades a diversos setores da Administração, contando com apoio dos secretários municipais, diretores, coordenadores, chefes de divisões e outros servidores municipais que forem necessários durante possíveis desastres.

 

Em casos de sinistros, as vítimas podem ser encaminhadas às escolas municipais ou a serviços de assistência social, como o Albergue Municipal – Casa de Passagem Renascer, que fica na Rua Ayrton Senna da Silva, 1108, Centro.

 

A Cidade também possui mapas do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) de 2014. No levantamento feito em 2014 o IPT registrou 1800 moradias e aproximadamente 7000 moradores em vulnerabilidade.