Do G1 Santos 

A Baixada Santista, no litoral de São Paulo, receberá o reforço de cerca de 1,8 mil policiais militares para a Operação Verão 2019/2020, que começa em dezembro e segue até fevereiro. O reforço é uma ação do Governo do Estado. Policiais devem chegar às cidades a partir do dia 20 de dezembro.

Na Operação Verão, os agentes vão trabalhar de motocicletas, bicicletas e a pé, para o menor tempo-resposta possível em ocorrências. Guardas civis municipais também devem usar motocicletas e quadriciclos. Além da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária e Guarda Civil também devem receber reforços.

Em Guarujá, serão 400 policiais para o reforço, com chegada prevista para 23 de dezembro. Os agentes serão destacados para locais de grande fluxo, (praias, pontos turísticos) e nas áreas de interesse estratégico da Secretaria de Segurança Pública.

De acordo com a prefeitura, o reforço da segurança nas praias foi antecipado, para evitar os casos de afogamento que estão em alta na região. Foram formados 50 guarda-vidas temporários, que já estão trabalhando desde o dia 9 deste mês. Outros 50 guardas-vidas temporários devem chegar para reforço.

Cidades da Baixada Santista também receberão reforço de guarda-vidas para evitar afogamentos. — Foto: Divulgação/Prefeitura de SantosCidades da Baixada Santista também receberão reforço de guarda-vidas para evitar afogamentos. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Cidades da Baixada Santista também receberão reforço de guarda-vidas para evitar afogamentos. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Em Santos, na operação que segue até dia 25 de fevereiro, a cidade contará com o reforço de 281 policiais militares e civis, concentrados na orla da praia e nos pontos turísticos.

Em São Vicente, a operação vai de 23 de dezembro até 25 de fevereiro, com reforço de 250 policiais, além de equipes da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (DEJEM).

Para a atuação dos agentes, a prefeitura informou que 18 tendas serão montadas em pontos estratégicos da cidade para monitoramento.

A cidade de Itanhaém contará com o reforço de 141 policiais, na operação que vai de de 23 de dezembro até 6 de fevereiro.

Em Peruíbe, a operação contará com o reforço de 117 policiais militares, a partir de 20 de dezembro. A prefeitura também informou que a Guarda Civil Municipal estará reforçada com maior número de rondas e uma Base Móvel será montada no bairro Guaraú, com Guarda Municipal, PM e fiscais do Código de Posturas.

Ainda em Peruíbe, operações 'Pertubação Zero' serão realizadas aos finais de semana para coibir abusos, algazarras e outras ocorrências, de acordo com a prefeitura.

Mongaguá espera 126 policiais, com operação focada na Plataforma de Pesca, que já conta com uma base fixa da GCM.

Com ênfase na orla das praias, Bertioga recebe a operação com o reforço de 160 PMs, além de reforço nas atividades dos Bombeiros e Polícia Rodoviária. O Governo do Estado enviará, ainda, 58 guardas-vidas para integrar o quadro de segurança nas praias.

A Prefeitura de Praia Grande informou, por meio de nota, que ainda não há informações sobre a quantidade exata de agentes que reforçarão o policiamento na cidade, mas a expectativa é que seja em torno de 400 homens.

Cubatão ainda está em tratativas com a PM para definição dos detalhes da operação.