Corporação recebeu o reforço de 24 novos integrantes, que se somam aos atuais 285 GCMs

Guarujá tem investido em segurança, e prova disso é que, além de equipar a Guarda Civil Municipal (GCM), a Prefeitura ampliou o seu efetivo. Neste ano, a corporação recebeu o reforço de 24 novos integrantes, que se somam aos atuais 285 guardas. Os agentes, que foram aprovados em concurso público, estão realizando um curso intensivo de formação, treinamento e capacitação.

A formação da nova turma teve início em julho, com uma carga horária de 691 horas. As disciplinas e assuntos abordados são diversificados, e tem por finalidade oferecer ao profissional uma visão ampliada, sistêmica e interdisciplinar de segurança pública. As atividades envolvem aulas expositivas, debates, dinâmicas, atividades práticas, simulados, entre outras ações.

“Com imensa satisfação poderemos, em breve, contar com esse reforço efetivamente. É uma grande conquista, visto que a última contratação se deu há 11 anos”, declarou o diretor da Guarda Civil Municipal, Luis Carlos Mariano.

O conteúdo programático tem base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) - órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública.

"Conduzir a formação desses novos guardas tem sido uma honra e uma grande responsabilidade. Buscamos formar um corpo de instrutores que aliam conhecimento teórico com a vivência profissional, além de mesclar agentes da Instituição com autoridades que exercem cargos de destaque no Município. Ao que parece, esta fórmula tem sido muito bem sucedida”, afirmou o coordenador do curso, GCM Denis Campos.

Para Sheyenne Mellany Serão Freire Cardoso, 26 anos, a única mulher da turma, a vivência profissional é fundamental. “É um curso excelente, bem estruturado, tenho aprendido muito. Escolhi a profissão por inspiração de um tio, que é GCM. Desejo proteger as pessoas, que são nosso maior patrimônio”, afirmou Sheyene Cardoso.

Guarda Municipal

A Guarda Civil de Guarujá foi instituída em 26 de outubro de 1999, e atua na proteção dos bens, serviços, instalações e prédios públicos municipais. Ela realiza patrulhamentos preventivos e ostensivos em toda a Cidade, abrangendo áreas comerciais e pontos turísticos. Além disso, oferece apoio no atendimento de denúncias relacionadas a danos ambientais; fiscaliza e realiza autuações de trânsito; atendimentos e apoio às vitimas assistidas pelo Programa Guardiã Maria da Penha, entre, outras ações.