Se dependia apenas da aceitação dos alunos, o estrogonofe está praticamente aprovado para fazer parte definitivamente da merenda escolar de Itanhaém. Nesta terça-feira (27), o prato passou pelo seu primeiro teste de aceitabilidade com os estudantes da Escola Municipal Harry Forssell, no Jardim Oasis, e o resultado foi considerado um sucesso.


“Está aprovado!”, repetiram em coro os amigos Michel, Pablo e Kaio, todos do 5º ano, ao serem questionados sobre a qualidade da nova merenda. Sofia Lara e Pedro Henrique também curtiram o novo cardápio. “ muito bom”, disseram.

A aceitação dos estudantes é a fase final do processo de inserção de um novo prato na merenda escolar. O estrogonofe foi escolhido por meio de uma pesquisa feita pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Itanhaém com gestores das escolas, professores, pais e os alunos. Após isso a receita passou por uma adaptação e foi apresentada para o CAE, que a aprovou. Agora, está sendo servida para aos alunos para saber se será bem recebida.



O resultado do primeiro teste de ontem mostrou que a receita fará sucesso. “Além das respostas de satisfação dos alunos, o nível de desperdício foi muito pequeno. Praticamente não houve. Isso prova que o prato foi muito bem aceito”, explica a nutricionista da Prefeitura Maristela Uraguchi.

A diretora do Harry Forssel, Mywrka Afra Ribeiro, também viu com satisfação o resultado do primeiro teste do estrogonofe na merenda. “Sabemos que os alunos gostaram da comida quando o desperdício é muito pouco. E foi o que aconteceu hoje. É bom ver que o novo prato que irá fazer parte do nosso cardápio foi aprovado por eles”, disse.


O estrogonofe ainda passará por mais testes com os alunos da escola Maria Graciette Dias, no Belas Artes, e novamente no Harry Forssel. “Após esta fase, vamos começar o treinamento das merendeiras da rede para padronizar a forma de preparo. A previsão é que a estreia do prato em todas as escolas seja no dia 26 de setembro”, adiantou a responsável pela merenda da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura, Angela Regina Padovan.