O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) gostaram da sugestão do deputado José Medeiros (PSD-MT), oficializada ao governo, para que o Brasil envie sementes para o reflorestamento da Alemanha, da Noruega e da França, que devastaram suas matas. “Mas para plantar, teriam antes que demolir muitas de suas cidades para desocupar as áreas de proteção ambiental”, que destruíram, ponderou o ministro. Já Jair Bolsonaro, ironizou  a decisão do governo alemão de suspender o envio de recursos para projetos de proteção da floresta amazônica.

Ele sugeriu que a chanceler Angela Merkel utilize esse dinheiro para reflorestar a Alemanha. “Eu queria até mandar um recado para a senhora querida Angela Merkel, que suspendeu R$80 milhões para a Amazônia. Pegue essa grana e refloreste a Alemanha, ok? Lá está precisando muito mais do que aqui”, disse.

A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A ideia do deputado é que reflorestem esses países “tudo o que já foi desmatado em seus territórios” e contribuam para o meio ambiente.

Indagada por e-mail, a embaixada da Alemanha, país onde só restam 2,5% da Floresta Negra, não comentou a oferta de sementes.

Medeiros não incluiu o Vaticano entre os destinatários de sementes. Com apenas 44 hectares de extensão, “seria exigir demais”.