Cerimônia aconteceu na segunda-feira (22)


O prefeito de Guarujá, Válter Suman, prestigiou na manhã de segunda-feira (22), cerimônia que marcou a entrega da ala de retaguarda para internações SUS do Hospital Santo Amaro (HSA), que foi totalmente reformada.


Ao lado do presidente da mantenedora do HSA, Urbano Bahamonde, o chefe do Executivo Municipal visitou pessoalmente a ala C3, que fica no 1º andar, e recebeu climatização. O espaço, que conta com um total de 16 leitos, teve a sua estrutura dividida em duas partes com oito leitos cada, garantindo assim a humanização no atendimento. Além disso, quatro banheiros foram incorporados à ala a partir desta reforma.


A iniciativa visa promover uma melhor retaguarda nas internações do Sistema Único de Saúde (SUS). São os chamados leitos de "back up", que conferem à ala maior mobilidade, sem prejudicar a capacidade do local.


Esta nova área, considerada “estratégica”, servirá de apoio às demais alas de internação, abrigando, inicialmente, a ala Pediátrica do hospital. Ela possibilitará o início das obras para a instalação do Serviço de Hemodinâmica, próximo ao Centro Cirúrgico e a UTI.


Contratualização
A medida é possível por meio da contratualização de serviços que a Prefeitura mantém com o HSA, através de repasses regulares de recursos. “O Santo Amaro é o único hospital SUS de Guarujá e merece toda nossa atenção. Saúde não tem preço, mas tem custo, por isso, precisamos fazer todo o esforço para termos o HSA em pleno funcionamento”, salientou o prefeito, que é médico  e integra,  há mais de 25 anos, o quadro de profissionais do hospital.


FGTS
A cerimônia marcou, também, o anúncio do início do recolhimento do FGTS dos 1.425 funcionários do hospital, iniciativa esta que não acontecia há décadas e que demonstra o equilíbrio financeiro do HSA.


“Vivemos dias muito difíceis e hoje temos condições de comemorar algo que, apesar de ser uma obrigação de todo empregador, não vínhamos conseguindo honrar” ressaltou Bahamonde. “A filosofia da atual Administração Municipal entende a necessidade de manter uma parceria sólida com o Santo Amaro, que é um patrimônio de Guarujá, e isso é essencial”, complementou.