Programação conta com concurso, circuito fotográfico, palestras e muito mais

Os amantes de fotografia - profissionais, amadores ou curiosos -, terão uma programação especial para aprimorar suas relações com a arte e a técnica de registrar momentos. Com diversas atividades, a 3ª Semana da Fotografia de São Vicente começa às 18 horas de 22 de julho, no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 280 – Centro).

O concurso fotográfico, que este ano terá como tema “Meio Ambiente”, conta com o apoio das secretarias do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), Cultura (Secult) e Turismo (Setur). As inscrições já estão abertas e seguem até o final de julho.

Cada participante pode enviar duas fotos e, após a fase de inscrição, as fotografias serão publicadas na rede social do evento para uma seleção em voto popular.

As três fotos mais votadas participam de uma futura exposição fotográfica organizada pelo Foto Clube de São Vicente, no Paço Municipal. Confira o regulamento completo em: http://www.saovicentefestival.com.br/REGULAMENTO.pdf 

Ainda com relação ao meio ambiente, será realizado o Circuito Fotográfico no dia 20 (sábado), das 13h30 às 17h, que propõe aos participantes uma observação mais atenta à paisagem e ao Meio Ambiente.

“Vamos aproveitar a bela geografia de São Vicente como plano de fundo e a beleza natural da orla da praia do Itararé. Além disso, vamos encarar os 800 metros de subida da Ilha Porchat até o monumento Niemeyer. O término do circuito será na Praça 21 Irmãos Amigos, no Itararé”, explica Ivy Freitas, idealizadora do evento.

Os pontos do circuito serão na base da Polícia Militar no Japuí (junto à Ponte Pênsil), Deck do Pescador, Praça Tom Jobim, Orla do Gonzaguinha, Praia dos Milionários, Avenida Ayrton Senna da Silva, Praça 21 Irmãos Amigos e Ilha Porchat, até o Monumento Niemeyer.

Além disso, serão ministradas diversas palestras. A de “Flash Dedicado”, por José Alberto Sarquis; “Iluminação Cênica”, por Alessandro Cruz; “Assim nasce a fotografia”, por Du Zuppani; “Fotografia de espetáculos”, por Tito Wagner; “Pós-produção de imagem”, por Dorigley Ferreira; “LabLux”, por Theo Grahl; “Fotografo Dye”, por Ivy Freitas e “Narrativas Visuais como  uso do celular”, por Marcos Meneghessi.

Também terão bate-papos com diversos profissionais da área, que abordarão temas como “Fotografar na rua dá treta?”, “A arte de ver, a arte pra ver” e “1 milhão de fotos ontem, você viu?”.

“O evento conta ainda com a possibilidade de participação virtual do público durante as oficinas. Basta acessar a página do evento no Facebook e enviar a pergunta ao palestrante em tempo real”, explica a idealizadora.

Para participar das atividades os interessados devem se inscrever do siteoficial do evento (http://www.saovicentefestival.com.br/). O custo será 1 kg de alimento, que será revertido para instituições carentes.

O encerramento da 3ª Semana da Fotografia será em 28 de julho, a partir das 13h, no Parque Ecológico Engenheiro Tércio Garcia (Avenida Dona Anita Costa, s/n - Vila Voturuá). No dia, será disponibilizado, gratuitamente, um estúdio fotográfico com modelos para que os interessados possam enriquecer seu portfólio fotográfico.

Também integram a programação apresentações de grupos de dança, sorteios de brindes e o Varal Fotográfico, onde cada participante poderá deixar uma foto sua e levar para casa uma foto que gostar.