Parque Estadual da Serra do Mar foi set de filmagens para a adaptação dos quadrinhos de Maurício de Sousa

A tendência dos estúdios cinematográficos por live-actions (adaptações ‘carne e osso’, em tradução literal) vêm aumentando significativamente nestes últimos anos. Desenhos animados e romances gráficos ganham vida nas telonas, a partir desta nova técnica de se recontar histórias. Clássicas animações da Disney são exemplos disto. Alice no País das Maravilhas, Cinderela e A Bela e a Fera mostraram-se agradáveis aos olhos do público, ajudando outras aventuras a saírem do papel.

Semana passada, foi a vez da Turma da Mônica no filme subtitulado ‘Laços’, dirigido por Daniel Rezende. O Parque Estadual da Serra do Mar, especialmente o pedaço situado no Núcleo Itutinga-Pilões, em Cubatão, foi set de filmagens para duas das cenas da adaptação dos quadrinhos, que reintroduziu a turma para uma nova geração. Com roteiro e ilustração de Vitor e Lu Cafaggi, ‘Laços’ foi lançada pela Panini Comics, e mostra a missão da equipe em achar Floquinho. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com a ajuda do melhor amigo Cascão e as inseparáveis Mônica e Magali.

Zeca Paixão, produtor de locação do longa-metragem, disse que as cenas em Cubatão foram as últimas filmagens do longa e achou o espaço muito bonito. “As filmagens aconteceram em uma ponte sobre o rio e uma floresta rodeando todo o espaço. A cena do cemitério também filmamos na cidade, nas ruínas de um antigo hospital, dentro do Itutinga-Pilões, tudo isso dentro da Sede do Parque Estadual Serra do Mar” . Quanto à passagem da equipe pelo município, o produtor elogiou: “Foi tudo ótimo”.

A produção buscou ser fiel ao roteiro que requeria os mais idênticos cenários. Cubatão, Holambra, Mairiporã e Paulínia foram as cidades que se enquadraram no requisito visual proposto pelos envolvidos no projeto, segundo Zeca.

A aventura de Mônica e sua turma lançada nos cinemas nacionais levou mais de 290 mil brasileiros aos cinemas, somente nos primeiros dias. Pela primeira vez, os fãs puderam assistir a equipe de amigos sendo representados por atores de verdade. Originalmente intitulada de ‘Mônica e sua Turma’, a história em quadrinhos criada pelo cartunista Maurício de Sousa tornou-se fenômeno de vendas, marcando diversas gerações.