Foi com o poema “Caras Sujas”, de Afonso Schmidt, que a Orquestra Cubatão Sinfonia abriu a apresentação na praça que leva o nome do ilustre escritor da cidade, na Vila Couto. A crítica social em forma de música e poesia – um poema criado em 1911 – emocionou a todos que participaram da atividade cultural na manhã desta sexta-feira (28). O arranjo musical é assinado pelo maestro, também cubatense, Roberto Farias.

Com regência do maestro residente André Farias, a jovem Orquestra também apresentou as composições Mourão, de Guerra Peixe; O Mambo, de Leonard Bernstein; e um tributo a Michael Jackson, com um pot-pourri de seus principais sucessos.  “É uma alegria contar com a participação da Orquestra na programação oficial da Semana Afonso Schmidt, tão tradicional na cidade”, afirmou Vanessa Toledo, secretária municipal de Cultura.

Conta com 40 artistas de até 21 anos. Esses jovens músicos são divididos em naipes de cordas, sopros (madeira e metais) e percussão. “Queremos incentivar a continuidade do estudo da música instrumental, desmistificando as diversas áreas musicais e formalizando a união de todos os alunos que frequentam as aulas teóricas”, afirmou.

O evento de hoje contou também com varal de poesias e distribuição de livros. Os estudantes da ETEC-Cubatão também participaram das atividades. A última ação da Semana Afonso Schmidt ocorre domingo (30), às 20 horas, com o ensaio aberto Coletivo 302 – Espetáculo “Vila Parisi”, no Cruzeiro Quinhentista (classificação 16 horas).

Mais sobre a Orquestra Cubatão Sinfonia – O grupo é uma realização da Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão e conta com patrocínio da Petrocoque e Ecovias-EcoRodovias por meio da Lei de Incentivo à Cultura, ligada à Secretaria Especial da Cultura - Ministério da Cidadania. Conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Cubatão.

 

A Orquestra é um braço do Programa Cubatão Sinfonia. Tem por objetivo incentivar a continuidade do estudo da música instrumental, reunindo jovens talentos de Cubatão e outras cidades. Os estudantes recebem ajuda de custo e se apresentam em escolas e outros locais de fácil acesso para as comunidades.