Agência Brasil  São Paulo

Uma cerimônia de toque de campainha, realizada hoje (27) na B3, antiga Bovespa, marcou a abertura da oferta pública de distribuição secundária (follow on) de ações ordinárias da Petrobras que estão em poder da Caixa Econômica Federal. Participaram do evento, Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras, Pedro Guimarães, presidente da Caixa, e Gilson Finkelsztain, presidente da B3.

O preço por ação foi fixado em R$ 30,25, chegando ao montante de R$ 7,3 bilhões. No total, foram ofertadas 241.340.371 ações ordinárias da companhia, o que corresponde a 3,24% desse tipo de ação da petroleira. Até 24% das ações da oferta global foram destinadas prioritariamente a investidores pessoas físicas. De acordo com a Petrobras, a oferta se encerra nesta sexta-feira (28).

“Esta operação demonstra a confiança do mercado de capitais na gestão da Petrobras. Estamos trabalhando para transformá-la em uma companhia cada vez mais forte, saudável e focada naqueles ativos em que ela é a dona natural”, disse o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.

Ele falou também da participação de pessoas físicas na oferta. “O Brasil é um país ainda com um número muito pequeno de investidores no varejo. Um mercado de capitais forte é uma alavanca do desenvolvimento econômico e a operação contribuiu para esse objetivo”, avaliou.

“Eu tenho convicção, embora não tenha os números, que teve uma presença muito forte do varejo nessa oferta da Petrobras. Isso é uma coisa que a gente quer, a gente quer uma participação do varejo de uma maneira muito mais enfática. Todas as ofertas de ações que a Caixa entrar, a gente quer o varejo participando forte”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Para o presidente da B3, a oferta foi um momento histórico. “Uma parcela expressiva das ações oferecidas foi reservada para investidores pessoas físicas, o que demonstra o processo de amadurecimento do investidor brasileiro”, disse Finkelsztain.