O feriado de Corpus Christi e o fim de semana terão grandes atrações para moradores e turistas que estiverem curtindo Bertioga. A Prefeitura está com boas atrações: o “Festival da Mata Atlântica” e a “Celebração de Anchieta”.

 

VI FESTIVAL DA MATA ATLÂNTICA

 

Em sua 6ª edição, o Festival da Mata Atlântica, acontece entre os dias 20 a 23 de junho na Tenda de Eventos, ao lado do Parque dos Tupiniquins, no Centro. O evento deste ano tem o tema “Modos de Viver Sustentáveis”. A programação reunirá expositores e diversos produtos alimentícios e artesanais, inspirados em nosso bioma. Também haverá atrações que vão desde música, gastronomia até ecoturismo. As atividades são realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, com apoio do SESC Bertioga, Condema, Rota do Cambuci e União dos Produtores de Cambuci.

 

O 6º Festival celebra a biodiversidade da Mata Atlântica e convida o visitante a despertar um novo olhar sobre nossa floresta: um olhar que compreende a possibilidade de desenvolvimento sustentável a partir do respeito à natureza e da adoção de hábitos ecologicamente corretos. Um dos objetivos é apresentar novas ações voltadas à sustentabilidade na relação ser humano e natureza.

 

O Festival da Mata Atlântica surgiu em 2014 como um evento gastronômico de valorização de frutos nativos, exaltando a importância ecológica, nutricional e o potencial para geração de renda. As primeiras edições do evento destacaram o cambuci (Campomanesia phae), a juçara (Euterpe edulis), fruto ameaçado de extinção e pimenta rosa (Schinus terebinthifolius), especiaria brasileira reconhecida internacionalmente. Hoje, cambuci, juçara e a pimenta rosa já são encontrados em restaurantes, sorveterias e feiras artesanais da Cidade. As edições de 2017 e 2018 tiveram como temas a troca de experiências entre iniciativas do litoral de São Paulo com a economia solidária.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

 

Todos os dias: Feiras de gastronomia, artesanato e ecoturismo.

 

Quinta (20/06)

19 horas - Abertura - Tenda de Eventos

20 horas - Show Grupo Alma de Maré - Tenda de Eventos

 

Sexta (21/06)

09 horas - Oficina Horta Doméstica (Com Projeto Clorofila) - Parque dos Tupiniquins

16 horas - Café da Tarde da Floresta: Prosa e Conservação (c/ Fundação Florestal) - Tenda de Eventos

18 horas - Oficina: EcoArtesanato e Consumo crítico (c/ Greenpeace) – Tenda de Eventos

20 horas - Sarau Arte Buruki - Tenda de Eventos

 

Sábado (22/06)

8h30 - Aula de Yoga (c/ Kátia Cristtina) - Parque dos Tupiniquins

10h - Oficina: Cerâmica da Mata (c/ Rota do Cambuci)  - Tenda de Eventos

15h - Conservação Radical: Skate (c/ ONG Full Forest and Ocean) - Pista de Esportes Radicais

15 horas - Oficina: PANC’s da Mata - Reserva SESC

16 horas - Oficina: Sucos e iogurtes de frutos nativos (c/ Rota do Cambuci) - Tenda de Eventos

20 horas - Forró com Trio Sinhá Flor - Tenda de Eventos

 

Domingo (23/06)

8 horas - Conservação Radical: Surfe (c/ ONG Full Forest and Ocean) - Pista de Esportes Radicais

8h30 - Trilha do Vale Verde (c/ Movimento Salve o Rio Itapanhaú) - Saída e retorno na Tenda de Eventos

15 horas - Oficina: Bomba de Sementes - Reserva SESC

16 horas - Aula Show: Comidas com nativas - Tenda de Eventos

 

CELEBRAÇÃO DE ANCHIETA

 

No dia 23, a Prefeitura de Bertioga promove a “Celebração de Anchieta”, em comemoração à Canonização do Padre São José de Anchieta. A programação inclui as encenações da ‘‘Benção do Anchieta’’ e o “Milagre das Luzes”. O evento é promovido em parceria com a Igreja São João Batista e a Prefeitura de Guarujá.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

 

 ‘‘Benção do Anchieta’’ - 10 horas, NP Parque dos Tupiniquins. Um ator representa a chegada do Padre Anchieta, acompanhado do padre da Paróquia local, os dois desembarcam do Canal de Bertioga trazidos pelo Barco Escola.

 

Encenações na Ermida de Santo Antônio do Guaibê – A encenação conta com um ator representando o Padre Anchieta e passagens de sua vida, no Canal de Bertioga, do lado do Guarujá. As travessias, com transporte gratuito ao público pelo Barco Escola, acontecem com saídas do píer flutuante municipal, nos seguintes horários: 10 horas, 10h30, 11 horas, 14 horas, 14h30 e 15 horas.

 

Missa, procissão e encenação do Milagre das Luzes - A missa na Paróquia São João Batista está prevista para as 19 horas, seguida de procissão e encenação do Milagre das Luzes de Anchieta, no Canal de Bertioga, às 20h30.

 

O religioso foi canonizado no dia 03 de abril de 2014 pelo Papa Francisco. Ficou conhecido como o apóstolo do Brasil e também é considerado Patrono da Mata Atlântica. Essa denominação ocorreu por conta da forte conexão que Anchieta tinha com a região. Ele foi um dos primeiros a descrever a rica biodiversidade da Mata por meio da Carta de São Vicente, escrita em 1560 e na qual relatava a fauna, flora, acidentes geográficos e o clima da região da Capitania.

 

O jesuíta José de Anchieta costumava ficar alojado no Forte São João, em Bertioga, e certa noite, foi levado de barco até a Ermida de Santo Antônio do Guaibê, para fazer suas orações. Como estava noite, o barqueiro sugeriu que Padre Anchieta ficasse com o candeeiro, mas o jesuíta responde que não precisava, e que o barqueiro voltasse para o Forte. Mais tarde, a esposa do barqueiro acordou com uma música e, ao abrir a janela da fortaleza, viu a Ermida toda iluminada.


A história recebeu o nome de “Milagre do Resplendor e Música no Céu”, popularmente conhecido como ‘Milagre das Luzes’ e é contata no livro “Vida de Padre José de Anchieta”, de Pero Rodrigues.