Projeto Uninho proporcionou a crianças da comunidade orientações sobre Dengue, prevenção a acidentes de trânsito e evitar intoxicação infantil

 

 

No último sábado (8), crianças da comunidade atendidas pelos projetos sociais da Unaerp Guarujá tiveram uma manhã de brincadeiras, desenho, teatro e muita informação no Projeto Uninho. A ação, organizada pelo curso de Enfermagem, proporcionou de maneira lúdica diversas orientações sobre a Dengue, Educação no trânsito e prevenção de Intoxicação infantil.

 

Em um teatro de fantoches, as alunas de Enfermagem abordaram os riscos de se manter medicamentos ou produtos de limpeza acessíveis às crianças. “Nós orientamos para que elas não consumam remédios ou produtos de limpeza, que muitas vezes tem cores chamativas ou se parecem com doces ou balas, para evitar a intoxicação infantil”, esclareceu a estudante Vanessa Silva.

 

Para ensinar a Educação no trânsito, a criançada pôde brincar em uma mini-cidade, com semáforo e faixa de pedestres, para saberem como evitar acidentes. Em outro jogo, na pescaria, o objetivo era fisgar as figuras que representavam possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, aprendendo sobre a Dengue. Raquel dos Santos acompanhou a filha nas brincadeiras. “Acho importante essas atividades para conscientizá-las sobre a prevenção”. Outra mãe presente no evento, Maria do Livramento, aprovou a iniciativa. “Isso é importante para o futuro deles”, disse

 

As ações fizeram parte do projeto Uninho, envolvendo as disciplinas de Práticas Educativas em Saúde e Saúde da Criança e Adolescente. Segundo a professora e enfermeira Carla de Marinis, as crianças são excelentes multiplicadoras. “De uma forma bem divertida conseguimos passar as informações para que possa chegar às suas famílias”.

 

Para a aluna Bruna Maria Sales Martins, elas elaboraram as brincadeiras para deixar tudo de fácil entendimento. “As crianças são muito interativas, e tudo precisa ser bem lúdico. E pra nós, essas ações trazem o lado mais humano da profissão enfermeira, do cuidado e do carinho.”