Mutirão vai beneficiar todos os bairros vicentinos, até maio de 2020

 

O Mutirão ‘Mãos à Obra’, iniciado no dia 3 de junho, já mostra resultados expressivos no Jóquei Clube (Área Insular) e na Avenida Angelina Pretti (Área Continental). Esses foram os pontos de partida para a ação promovida pela Prefeitura de São Vicente e que tem parceria com a Fundação Professor Manoel Pedro Pimentel (Funap). O convênio, que prossegue até maio de 2020, possibilitou a inclusão da mão de obra de 75 reeducandos do Sistema Penitenciário de São Paulo nas atividades realizadas.

           

Com a execução de serviços como limpeza de calçadas, ruas e avenidas; capinação; raspagem; desobstrução de galerias pluviais; pintura de guias; tapa-buraco; recolocação de tampas de bueiros; limpeza de canais; varrição; fiscalização de calçadas irregulares, muros inacabados e terrenos abandonados; reparos no sistema de iluminação e outros, o Mutirão vem garantindo transformações por onde passa.

 

Na Avenida Angelina Preti, um dos principais acessos aos bairros da Área Continental, a ampla ação de limpeza e a pintura de guias têm chamado a atenção. As atividades estão sendo executadas por 30 dos 75 reeducandos do regime semiaberto da Penitenciária II de São Vicente. O local também recebe serviços de raspagem do piso, capinação e retirada de terra acumulada na pista e nas calçadas.

 

No Jóquei Clube, o Mutirão já passou pelas escolas municipais Manoel Nascimento Júnior e Antônio Pacífico. As unidades foram visitadas por profissionais da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), que efetuaram serviços de raspagem, limpeza, capinação, roçado e pequenos reparos nos pátios das unidades de ensino.

 

Também no Jóquei Clube, 45 reeducandos, que estão no apoio à equipe da Área Continental, têm se esforçado para deixar tudo impecável. Assim, nos últimos dias, eles fizeram a limpeza das ruas Tecê Bagby, Osvaldo Toschi, Érico Veríssimo, Euclides Figueiredo, Fernando Ferrari, Miguel Rocha Passos, Sacadura Cabral, Galeão Coutinho e Arnaldo da Costa Teixeira.

As avenidas Dom Duarte da Costa, Do Contorno, Engenheiro Luís La Scala Júnior, Salgado Filho, Penedo e Vereador Wilson Thomás, além da limpeza, passaram por pintura de guias e desobstrução de galerias pluviais.

Nesta quarta-feira (11), com apoio dos reeducandos, os profissionais da Codesavi iniciaram o nivelamento do piso da Avenida Engenheiro Luís La Scala Júnior. Outros dois serviços essenciais e que estão em andamento são a limpeza do canal da Avenida Engenheiro Luís La Scala Júnior e do Dique Caxeta e a melhoria do sistema de iluminação do bairro. Ainda, depois das melhorias levadas à Praça Matteo Bei, o Mutirão chegou à Praça Maria de Lourdes Batista, que passa por limpeza geral, capinação e pintura.

Oportunidade para os reeducandos - Enquanto estiverem atuando no Mutirão, os reeducandos terão direito à bolsa-auxílio no valor de 75% do salário mínimo e remição de pena. Todos receberam roupa de trabalho e equipamentos de segurança necessários às atividades. Os serviços são executados de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. 

Coordenado pela Secretaria de Planejamento, o ‘Mãos à Obra’ tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), Secretaria de Obras Particulares (Seob) e Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi).