onsiderado grande marco e cartão-postal de São Vicente, a Ponte Pênsil foi a primeira deste gênero suspensa construída no Brasil. Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat em abril de 1982, foi inaugurada em 21 de maio de 1914, revelando-se fundamental no desenvolvimento da região metropolitana da Baixada Santista.


          Idealizada em 1910 com o desafio de melhorar as condições sanitárias do local, as obras tiveram início em 1911, graças aos engenheiros: Saturnino de Brito e Miguel Presgrave. Para reduzir as doenças causadas pela falta de saneamento, criaram um sistema de esgotamento com a construção de uma ponte sobre o Mar Pequeno para servir de suporte à instalação de tubulações que conduziam os esgotos. Hoje a ponte serve exclusivamente para ligar a Ilha de São Vicente ao continente e conta com um trânsito intenso de veículos e pedestres.


          Investimentos – O sistema de coleta e tratamento dos esgotos na Baixada Santista atualmente é operado pela Sabesp e vem recebendo investimentos constantes para ampliar sua cobertura. Em 11 anos, o Onda Limpa – maior Programa de Saneamento Ambiental da costa brasileira – aplicou R$ 3 bilhões na região. E as obras continuarão buscando universalizar os serviços de saneamento com os próximos investimentos previstos, até 2025, em mais de R$ 1,4 bilhão.