Curso abordará protocolos de segurança para a categoria

A região Sudeste é a mais violenta para os jornalistas brasileiros, de acordo com o levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Ao longo de 2018, 53 ocorrências foram registradas sendo que 21% dos casos aconteceram em São Paulo – o estado mais violento da região e também do país com 28 registros no total.

Com foco em promover a segurança e combater à violência contra os profissionais da imprensa, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), a Organização Não-Governamental Artigo 19 e a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematrograficos (Arfoc) promoverão em 1º de junho o curso Violência contra jornalistas.

Além de abordar protocolos de segurança para jornalistas, especialmente em coberturas de manifestações de rua que concentram o maior número de casos de agressão no estado de São Paulo, o curso irá debater quais medidas os profissionais devem tomar para se proteger de intimidação e do assédio virtual.

De acordo com dados da FENAJ, os profissionais de TV, jornal e mídia digital são os que mais sofreram ataques ao longo de 2018.

O curso acontece dia 1º de junho, sábado, das 10h às 17h, na sede do sindicato. As inscrições podem ser feitas online (bit.ly/CursoViol) e tem vagas limitadas.

Jornalistas sindicalizados, estudantes pré-sindicalizados e associados da Arfoc têm taxa reduzida (RS 20,00). Os demais participantes pagam R$ 40,00. A vaga será reservada após confirmação do pagamento, e haverá certificação de presença.

Programe-se

Data: Sábado, 1º de junho
Hora: de 10h às 17h
Onde: Auditório Vladimir Herzog - Rua Rego Freitas, nº 530, metrô República