5 Dicas de Limpeza Doméstica para quem sofre com Asma

 

No sofá, nos tapetes, no colchão, travesseiros, cortinas, a verdade é que os agentes causadores da asma, e outras doenças respiratórias estão em todo lugar. É só entrar em casa e começam-se os espirros, coriza, falta de ar, olhos avermelhados e coceira.

Mas esse é um problema que pode ser facilmente solucionável, sendo resolvido (ou amenizado) com aquela boa faxina em casa e com a utilização de equipamentos modernos. Por isso, selecionamos 5 dicas infalíveis de limpeza doméstica para melhorar a vida dos alérgicos.

  

1. Troque com frequência as roupas de cama

https://www.thermomatic.com.br/imagens/fique-por-dentro/7-dicas-de-limpeza-domestica/troque-roupas-de-cama.jpg

A cama é o local onde sua pele mais se descama. E você já sabe que isso é superatrativo para os ácaros.

Existem mais de 3 milhões deles na sua cama, representando 10% do peso total do colchão, dormindo lado a lado com você.

O ideal é que você troque as roupas de cama toda semana e limpe o colchão sempre que possível.

Lave os lençóis, fronhas de travesseiro e cobertores regularmente e guarde-os em um local fechado e seco. Se possível, deixe-os secar no Sol e passe-os com ferro quente.

Assim, você mata os “bichinhos” e terá um sono tranquilo, em uma cama sempre perfumada!

  

2. Remova mofo e bolor com a limpeza doméstica

Os fungos que originam o mofo adoram um ambiente úmido, escuro e fechado! O banheiro, por esse motivo, é um dos locais preferidos desses organismos, que se proliferam rapidamente.

Para removê-los, limpe os azulejos do banheiro e, claro, não se esqueça dos cantinhos durante a limpeza doméstica.

Infiltrações também contribuem muito para o aparecimento do mofo e bolor e, nesse caso, vale a pena contratar um profissional para consertar o encanamento.

Dentro dos armários e closets, também vivem milhares de microrganismos. Para evitá-los, de tempos em tempos retire todas as roupas, limpe as gavetas e prateleiras com uma mistura de água e vinagre branco.

 

3. Prefira tapetes antialérgicos

https://www.thermomatic.com.br/imagens/fique-por-dentro/7-dicas-de-limpeza-domestica/prefira-tapetes-antialergicos.jpg

Uma boa opção para quem sofre com alergias é optar por tapetes antialérgicos, em detrimentos dos tradicionais.

Além dos tapetes de baixa pilosidade – aqueles com cerdas pequenas ou sem pelos – existem no mercado os tapetes ECO. São feitos a partir da reciclagem de garrafas PET, o que os torna antialérgicos, sustentáveis e antichamas.

Os tapetes felpudos com cerdas longas são o ambiente perfeito para acúmulo de agentes, por isso, fique longe deles!

  

4. Remova pelos de animais de estimação

Uma a cada três pessoas no mundo têm algum tipo de alergia. Portanto não se sinta culpado se você é alérgico ao pelo do seu pet.

Animais de pelos e penas e os de sangue quente se descamam, soltando proteínas da pele e pelos. Essas substâncias podem ser alergênicas e causar diversos sintomas, caso você tenha predisposição à alergia.

Para conviver bem com seu animal de estimação e ainda manter a saúde em bom estado, é muito importante fazer uma boa limpeza.

Remova os pelos de animais de estimação diariamente, com a ajuda de uma vassoura e um aspirador de pó.

Uma boa dica para remover os pelos de estofados e tapetes é passar um objeto emborrachado sobre a peça. Rodos e luvas de borracha são boas opções e fazem com que os pelos se desprendam mais facilmente das fibras do tecido.

 

5. Controle a umidade do ar

https://www.thermomatic.com.br/imagens/fique-por-dentro/7-dicas-de-limpeza-domestica/controle-a-umidade-do-ar.jpg

Muita gente não sabe, mas controlar o excesso de umidade é ideal para evitar o surgimento e de ácaros e fungos. Esses microrganismos, principais causadores de crises respiratórias, se proliferam mais rápido em ambientes com nível de umidade entre 75% e 80%.

Para que você não seja obrigado a trocar móveis e objetos; fazer reformas ou gastar dinheiro periodicamente com remédios para crises de asma e rinite vale à pena investir em um desumidificador de ar.

O equipamento mantém a umidade entre 50%-60%, níveis ideais indicados pela OMS- Organização Mundial da Saúde e pode ser usado em locais que vão desde gavetas e closets até banheiros e salas de estar.