Guarujaense garante 2º lugar em Open Internacional

Competição de natação ocorreu entre 25 e 27 de abril em São Paulo

 

O nadador Cristian Costa Cruz, de 41 anos, conquistou o segundo lugar na prova de 50 metros livres do Open Internacional, campeonato de natação realizado no Comitê Paralímpico Brasileiro, localizado na Rodovia dos Imigrantes - Vila Guarani. O atleta ficou apenas quatro milésimos de segundo atrás do primeiro colocado e perto de bater o recorde brasileiro de natação ACD.

O próximo passo é o Campeonato Brasileiro para pessoas com deficiência (PCD), que ocorrerá em três etapas: a primeira na próxima semana, a segunda em julho e a terceira em outubro. Entre esses campeonatos, ainda acontecerão os Jogos Regionais e Jogos Abertos.

A trajetória de Cristian nas piscinas se iniciou há pouco mais de cinco anos, quando, aos 36, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Assim, a natação, inicialmente, era um método de reabilitação. “Me viram nadando e falaram que eu tinha potencial para continuar, pois o meu desempenho era muito bom”, disse.

A rotina de treinos é agitada, sendo dividida entre academia e fisioterapia no período da manhã e treino à tarde, de segunda a sexta.Atualmente, o nadador pratica seus treinos no Caec Márcia Regina dos Santos, localizado na Avenida Mário Daige, 1440 - Jardim Boa Esperança.

Segundo Cristian, seu maior desafio é conseguir suplementos e trajes para as competições, que ficam em torno de 2 mil reais. “Minha inspiração é a minha família, que está sempre me apoiando, além de acordar todos os dias e saber que eu tenho um dia inteiro para viver, já que é a coisa mais preciosa que Deus nos deu, a vida”, finaliza.

Categoria:MONGAGUÁ