“CineSolar” promove sessões de filmes, com entrada gratuita

Unindo a sétima arte à sustentabilidade, além de promover oficinas de criação de curtas para alunos da rede municipal, o “CineSolar” chega a São Vicente e oferecerá uma experiência diferenciada aos munícipes. Na Praça Kotoku Iha (Rua Japão – Parque Bitaru), nesta quarta-feira (8), estará a estação móvel de cinema movida à energia solar, que transmitirá sessões audiovisuais a partir das 19 horas.

O projeto é do Governo do Estado de São Paulo, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceria com a CPFL Energia. As vans do “CineSolar” são equipadas com placas solares elétricas, que, por terem um sistema conversor de energia solar para a elétrica, possibilitam exibições de filmes por todo o estado.

Na Cidade, nesta quarta-feira, serão feitas duas sessões. A primeira, que acontecerá às 19 horas, exibirá curtas-metragens produzidos por alunos de 8º e 9º anos da EMEF República de Portugal, que participaram do projeto. Já na segunda sessão, às 20 horas, será transmitido o filme “Zootopia”, premiado com um Oscar e um Globo de Ouro como Melhor Filme de Animação em 2017.

“O CineSolar é um cinema interativo. É a primeira vez que ele estará na região, nos dando a oportunidade de trabalhar com a energia solar, que é uma energia limpa e renovável”, afirma a responsável pelos anos finais do Ensino Fundamental II e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria de Educação (Seduc) de São Vicente, Flaviana Goggin.

“Após todo o trabalho pedagógico que será desenvolvido, os alunos que produzirem os curtas-metragens retornarão à Praça Japão junto a seus familiares para a exibição de suas criações”, explica Flaviana.

Ela também ressalta que os alunos do EJA, de toda a rede municipal, também foram convidados para a noite de filmes. “Os alunos do Ensino de Jovens e Adultos da EMEF República de Portugal receberam um material enviado pelo CineSolar e estão estudando sobre essas fontes de energia. Então, eles também irão prestigiar as exibições para verem esse trabalho na prática”, afirma.

“A expectativa é de que seja um evento bem grande e que permita que todos possam compreender as alternativas de energia. Isso é fundamental para que possamos contribuir, cada vez mais, com a preservação do meio ambiente e do planeta em que vivemos” , complementa Flaviana, que vê muito potencial no projeto para a promoção de trabalhos interdisciplinares nas escolas e para a contribuição de um pensamento sustentável.

Inovação – As vans possuem um telão com metragem de 200 polegadas, um sistema de projeção de som e um estúdio de gravação, além de 100 assentos para o público. O projeto já realizou cerca de 670 sessões em mais de 285 cidades do País. Promovendo um método sustentável de energia, segundo idealizadores do projeto, já foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, o que equivale a mais de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções.