Irajá fechou o ciclo nesta terça-feira (30) com sabor de “missão cumprida”

           

Funcionário mais antigo em atividade da Prefeitura de São Vicente, colega exemplar e querido por todos, o secretário adjunto da Fazenda, Irajá Vieira dos Santos (54), despediu-se nesta terça-feira (30) do quadro de servidores, após 40 anos de serviços prestados.

A data para iniciar a sua vida de aposentado não poderia ser melhor: 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho. “É uma grata coincidência, porque comecei a trabalhar em num 28 de abril, e fecho o ciclo justamente no dia 30. Quem me conhece, sabe que nunca fugi do trabalho e saio com o sentimento de dever cumprido”, comenta.

Na manhã desta terça-feira (30), último dia como servido público, Irajá foi homenageado com um café da manhã oferecido pelos colegas. “Fiquei muito emocionado, porque havia uns 70 ou 80 amigos. Aliás, isso é uma das melhores coisas em todos esses anos: conquistei muitas amizades. E também cultivei o respeito pela forma como atendi milhares de cidadãos. Sempre procurei orientar, independentemente se o assunto fosse ligado ou não ao meu setor. Porque somos servidores e estamos aqui para ajudar”.

O prefeito Pedro Gouvêa agradeceu pelo comprometimento de Irajá nestas quatro décadas. “Muito obrigado por sua dedicação. As portas estarão abertas para que, de alguma forma, você continue contribuindo com a municipalidade”. Já a secretária de Finanças, Mirian Diniz Cajazeira, destacou ter “profunda gratidão pela forma como fui recebida e pela ajuda que tive nesse período de convívio. Houve muita harmonia, e nosso trabalho rendeu bons resultados”.

Nascido e criado em São Vicente, Irajá fez curso técnico em contabilidade no Colégio Itá e, posteriormente, formou-se em Administração de Empresas pela UniSantos. Começou na Administração Municipal, em 1979, como contínuo, na Coordenadoria de Obras e Serviços Públicos – setor que cuidava das obras públicas e privadas e responsável pela zeladoria da Cidade. “Tinha trabalhado aos 13 anos como caixa de uma empresa e, na sequência, fui para a Prefeitura, onde entregava documentos”, recorda. Na ocasião, o prefeito de São Vicente era Koyu Iha. Seu chefe, responsável pela Coordenadoria, era o Antonio Fernando dos Reis, então vice-prefeito e que, posteriormente, tornou-se prefeito.

Inicialmente, admite, não esperava ficar muito tempo no serviço municipal. Mas as circunstâncias foram o levando cada vez mais para novos desafios: aos 16 anos, ficou responsável pelo fechamento de ponto dos 150 funcionários do setor, aos 18 foi elevado ao cargo de escriturário após passar em concurso e, um ano mais tarde, foi convidado a integrar o setor de fiscalização do Imposto Sobre Serviços (ISS), assumindo a chefia em 1986, onde permaneceu por 7 anos. Na sequência, foi para o setor de IPTU, voltou para o ISS e ainda foi diretor tributário. Em 2017, assumiu como secretário adjunto da Fazenda.

Durante toda a carreira, não se ateve apenas a assuntos ligados a sua especialidade, participando ativamente de questões fundamentais para a Cidade, como as comissões para elaboração do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana, além de desenvolver projetos para manter a arrecadação equilibrada, sempre pensando na boa saúde financeira do Município.

Casado há 34 anos e pai de dois filhos, orgulha-se de jamais ter passado por qualquer inquérito administrativo ou sequer levado uma advertência. Agora, pretende curtir a família, ir mais à Vila Belmiro (o time do Santos é uma de suas paixões) e “talvez passear pela orla da praia”, brinca.

Entre as diversas postagens nas redes sociais, a da filha Isabelle certamente é a que melhor expressa o momento e que representa o sentimento de todos os amigos. “Você é meu maior espelho. Tenho certeza que fez uma linda jornada nesses 40 anos, ocupando o cargo de funcionário público. Sei que você batalhou muito para chegar onde chegou. Você é nosso orgulho, te amo!”.