O juiz Luiz Antônio Bonat, que substituiu o ministro Sérgio Moro (Justiça) como titular da 13ª Vara Federal, em Curitiba, e responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância, concedeu prazo de oito dias para a defesa do ex-presidente Lula apresentar seus argumentos na apelação contra a condenação no caso do sítio de Atibaia (SP). O mesmo prazo vale para outros 12 condenados na ação.

Essa é a última etapa antes do envio do processo ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para julgamento em segunda instância. Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses pela juíza substituta Gabriela Hardt pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, mas o Ministério Público Federal (MPF) entrou com apelação para imputar novos crimes e aumentar a pena do petista.

De acordo com o MPF, Lula recebeu propina das empreiteiras OAS a Odebrecht em forma de uma grande reforma, no valor de R$ 870 mil, no sítio Santa Bárbara. O petista nega ser proprietário do imóvel, mas o MPF alega que Lula é o dono de fato e maior frequentador do local, o que pode ser comprovado por dezenas de objetos pessoais e personalizados para ele e demais membros da família.

O MPF afirma que Lula recebeu R$ 150 mil em propina do Grupo Schahin, por meio de José Carlos Bumlai. Além de Lula, foram condenados Marcelo Odebrecht, José Adelmário Pinheiro (Léo Pinheiro) e Fernando Bittar, que é o dono, no papel, do sítio e sócio de um filho do petista.