Evento acontece das 9h às 17h na UniBR e reúne profissionais do serviço público

Em busca de aproximar e fortalecer as redes de atendimento do Município, o 1º Encontro Vicentino de Construção de Saberes para o Enfrentamento das Violências de Gêneros e Suas Causas acontecerá nesta sexta-feira (22), na faculdade UniBR (Avenida Capitão Mor Aguiar, 798 – Centro), das 9h às 17h.

“A ideia é criar um espaço de diálogo, com reflexões e propostas de ações práticas, que nos ajudem a fortalecer as redes de atendimento, no que diz respeito às múltiplas violências de gêneros”, declara o Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e integrante do Núcleo de Educação para a Cultura de Paz e Não Violência (Seduc), Wagner Bessa.

Co-realizado pelo Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa de São Vicente em parceria com a assistência social da Defensoria Pública e com a Prefeitura Municipal, o Encontro contará com a presença de representantes do poder público, como mediadores e facilitadores de círculos da Justiça Restaurativa.

Também marcarão presença, profissionais da Educação, da Assistência Social, Saúde, Assessoria de Políticas Especiais para a Mulher, membros dos Conselhos de Direitos do Município, do Conselho Tutelar e entidades do terceiro setor.

“Um dos objetivos é, sem dúvidas, a aproximação da rede e o fortalecimento das parcerias para que haja a consolidação das políticas públicas institucionais. Esperamos reunir as pessoas que estão nas “pontas” dos diferentes serviços públicos, para que este espaço de acolhimento, de escuta e de sugestões de práticas colaborativas, possa diminuir a distância entre os diferentes atores sociais”, complementa Bessa.

A assistente social da Defensoria Pública de São Vicente, Ana Carolina Amélia, outra co-organizadora do Encontro, afirma que é importante romper com o ciclo de violência e estruturar uma rede de proteção social que consiga diminuir ainda mais as vulnerabilidades sociais e que garanta todos os direitos a essas pessoas.

Ana Carolina considera muito importante que encontros do tipo aconteçam “para que nós consigamos, de fato, elaborar novas formações culturais, mais pacificadoras e protetivas, que entendam a desigualdade de gênero e criem ações efetivas que contribuam para o rompimento dos processos de violação”.

O evento será voltado para os técnicos e profissionais que trabalham com as violências de gêneros no Município. Porém, a ideia é a de ampliar a discussão e, posteriormente, os organizadores planejam um evento aberto à participação do público. O evento envolverá, por exemplo, alunos dos grêmios estudantis e participantes dos projetos sociais.

Confira a programação completa:

I Encontro Vicentino de Construção de Saberes Para o Enfrentamento das Violências de Gêneros e Suas Causas. Cuidados para Todas e Todos.

9h - Acolhimento / Café Interativo e Colaborativo

9h30 - Abertura Solene

9h50 - Painel 1- Fernanda Laender (São Paulo/SP): Justiça Restaurativa nas questões de gênero: desafios e possibilidades.

10h50 - Painel 2 - Reginaldo Bombini (Diadema/SP): "Masculinidades e Políticas Públicas no Enfrentamento às Violências"

11h50 - Encerramento (manhã)

13h30 - Acolhimento e retomada dos trabalhos

13h50 - Círculos de Percepção e Desconstrução das Violências

15h30 - Café Interativo e Colaborativo

16h - Compartilhamento das Experiências

16h45 - Encerramento e Celebração ao Encontro

Local: UniBR

Avenida Capitão Mor Aguiar, 798 - Centro, São Vicente

Data: 22 de março, das 09h às 17h.

Deixe seu Comentário