Com o foco no cooperativismo e no associativismo, a II Semana de Artesanato de Cubatão promovida pela Prefeitura Municipal, via Secretaria de Cultura, foi aberta na tarde desta segunda-feira (18) com a participação de dezenas de artesãos da cidade que lotaram o salão "Mário Canelas", da Associação Comercial e Industrial de Cubatão - ACIC. O evento é organizado pela Diretoria de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural, da Secult.

Debora Silva, presidente da Associação de Artesãos de São Vicente foi a responsável pelas palestras sobre cooperativismo e associativismo como forma de fortalecer o movimento que deve, cada vez mais, estar organizado e unido para ter maior representatividade junto às autoridades. "Desde 2017, por força de lei, o artesão é um profissional com importância no fortalecimento da economia municipal", afirmou.

De forma didática, Debora explicou aos artesãos cubatenses as diferenças e os benefícios de desenvolver e produzir suas artes coletivamente através de cooperativa ou de associação para criar soluções e fortalecer a capacidade de ação. "Juntos somos mais fortes na defesa dos nossos interesses", completou.

Os artesãos de Cubatão receberam as carteiras de identificação profissional da Sutaco - Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades e a Carteira Nacional do Artesão.

Crédito - Para falar sobre as diversas linhas de crédito disponíveis ao microempreendedor individual, a organização da Semana trouxe o gerente de pessoa jurídica da agência de Cubatão da Caixa Federal, Luiz Guilherme. Além de dinheiro mais barato para ajudar o micro empreendedor no início de seu negócio, Luiz Guilherme se prontificou a viabilizar máquinas de cartão de crédito (e débito) aos artesãos de Cubatão: "Hoje é uma ferramenta imprescindível para alavancar o negócio", e justificou que ninguém mais anda com dinheiro no bolso. "É só dinheiro plástico" (cartão).

Programa - A viagem de intercâmbio a Embu das Artes sai às 8 horas desta terça-feira (19) do Parque Anilinas, monitorada pela Secretaria de Turismo de Embu. No dia 20, quarta-feira, a partir das 10 horas tem oficinas de iniciação em Crochê com a professora Alexandrina. Das 14 às 16 horas acontece a Oficina de Iniciação em Patchwork com a professora Ana. Dia 21 (quinta-feira) no mesmo horário, na parte da manhã, Oficina de Pintura em Tecido com a professora Fabiana e, no período da tarde, Oficina de Flores em EVA, com a professora Ruth. Todas as oficinas acontecem na Casa 2 do Parque Anilinas. Finalmente, no dia 22 - encerramento da II Semana de Artesanato - haverá uma ação social das 14 às 17 horas em frente ao Parque Anilinas com corte de cabelo, esmaltação, barbearia e sobrancelhas. As crianças vão ganhar bichinhos de bexigas.

Apresentação - A bailarina Larissa Vidal fez a abertura da solenidade da II Semana do Artesão com apresentação de dois números da Dança do Ventre. O encerramento ficou por conta de um desfile de moda "criativo" com a participação de crianças, adolescentes e adultos que mostrou os mais variados artesanatos produzidos em Cubatão. Entre outras autoridades, foi registrada a presença dos secretários Vanessa Toledo (Cultura), Toninho Ribeiro (Turismo) e Fabiano Caldeira (Comunicação), do diretor de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural, Márcio Teixeira, e Sandra Furquim, do Gabinete do Prefeito.

Deixe seu Comentário