ara debater o tema Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas, será realizada no próximo dia 21, a 10ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. O evento aberto ao público ocorrerá no teatro do Sesc (Aparecida) a partir das 8h. Serão analisadas 56 propostas para melhorar a qualidade de vida da população da terceira idade, apresentadas nas cinco pré-conferências, com destaque para as questões de transporte e saúde. 



Na abertura, a coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa de São Paulo, Sandra Regina Gomes, abordará o tema do evento em palestra. A apresentação será seguida pela discussão das propostas com os grupos de delegados eleitos nas pré-conferências. Os grupos serão divididos em quatro eixos temáticos: direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas (sub eixos: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer); educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos direitos da pessoa idosa; os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. 



A deliberação com as diretrizes prioritárias acontecerá no período da tarde e o documento fará parte do relatório final do evento que será encaminhado ao Poder Executivo para auxiliar na tomada de decisão para políticas públicas para o idoso. No mesmo dia, também haverá eleição dos cinco novos delegados que defenderão as propostas selecionadas na conferência estadual prevista para agosto. Poderão ser encaminhadas 14 propostas de âmbito estadual, mais 14 de âmbito nacional e duas experiências exitosas que acontecem em Santos. 

Deixe seu Comentário