Guarujá dá um importante passo na segurança pública. Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), realiza a cerimônia de entrega do armamento à Guarda Civil Municipal (GCM). O evento acontece, às 15 horas, na Sede da GCM (Rua Dr. Carlos Nehring, 405 - Jardim Helena Maria).

“É um dia histórico para Guarujá. Nossa Guarda Civil Municipal é alçada a um novo patamar, mais preparada, capacitada e, sobretudo, equipada para exercer com maior eficiência suas missões, especialmente a proteção de nossa população”, declarou o secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio Alves.

O Decreto 12.381/2017 regulamentou o uso de arma de fogo de calibre permitido pela GCM de Guarujá. Foram licitadas 200 armas e nesta primeira etapa serão entregues 35 pistolas pt59s da marca Taurus, que a partir desta quarta-feira (13) já poderão ser usadas.

Para ter autorização para o porte, o guarda deve comprovar a realização de um treinamento técnico de, no mínimo, 60 horas para porte de armas de repetição e 100 horas para porte de armas semi-automáticas. No total, 35 GCMs já passaram pelo curso de capacitação.

O treinamento técnico foi ministrado pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, por meio de um acordo de cooperação técnica com as secretarias de ambas as cidades. O acordo prevê ainda a formação de 150 guardas de Guarujá.

“Entregaremos o armamento para a primeira turma de agentes formados e já estamos trabalhando na capacitação dos demais guardas. Nossos agentes foram submetidos à intensa capacitação teórica e prática e atendem aos rigorosos critérios de aptidão técnica, física e psicológica exigidos pela lei e acompanhados pela Polícia Federal”, explicou o secretário.

Na mesma cerimônia, serão também entregues os certificados dos 07 GCMs que participaram do Curso de Formação de Armeiros, ministrado pela Empresa Taurus no município de São Leopoldo/RS. Esta capacitação habilita os agentes a manusearem o armamento, realizarem manutenção preventiva e pequenos reparos no armamento.


Guarda Civil

A Guarda Civil Municipal foi criada pela Lei 2730, de 26 de outubro de 1999, com o objetivo de zelar pelos próprios públicos e colaborar com a preservação da ordem e da segurança pública. A primeira turma iniciou suas atividades em 19 de abril de 2000. Atualmente, a Cidade de Guarujá conta com 286 guardas civis municipais.

Deixe seu Comentário