ão Paulo, março de 2019 – No próximo dia 23 de março, sábado, acontecerá a 11ª ExpoCanada, no espaço Citron (SP), das 10h às 19h. Este evento é administrado pela Canada Intercâmbio que tem como sócios Rosa Maria Troes e Ed Santos.Os assuntos a serem abordados serão referentes ao processo imigratório canadense, empreendedorismo, programas de estudo, de trabalho e de férias para adolescentes. Estarão presentes as melhores instituições de ensino do país, inclusive de ensino superior, e headhunters.

Terá entrada franca para quem for participar da feira www.expocanada.com.br e do “Painel sobre Programas de Intercâmbio”, que acontecerá no dia 23, das 10h15 às 11h15. Cada palestra terá o custo de R$ 50,00 (veja abaixo programação). A ExpoCanada é um evento itinerante e acontece primeiro em Ribeirão Preto (19); João Pessoa (21); São Paulo (23), Belo Horizonte (25); São Luís (27); Campinas (29) e Uberlândia (1 de abril).

Abaixo está o cronograma das palestras em São Paulo (capital). Nas demais regiões será desenvolvido um programa diferenciado chamado Canadá Talking (com três horas de duração) – palestra e feira.

De acordo com pesquisas de 2017 da francesa OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – o Canadá foi considerado o país mais educado desde o início de suas pesquisas em 2010, com 56,7% dos adultos canadenses com alguma graduação ou curso técnico (pós ensino médio). Canadá está 16% acima da média da OCDE e 10% maior que os Estados Unidos. Atualmente, é avaliado como uma das 10 maiores economias do mundo.

Além de ser um país desenvolvido em educação, oferece oportunidades para quem quer imigrar e trabalhar legalmente no país. “Mas lembre-se, a imigração não é um fator fácil para se tratar, mas também não é impossível, desde que respeite as leis canadenses à risca.  Outro dado importante que os brasileiros não têm conhecimento é a dificuldade em encontrar trabalho em sua área de especialização no mesmo nível que tinham no Brasil. Muitas vezes, a pessoa tem que voltar para as cadeiras de universidades para atender às exigências do país”, ressalta Ed Santos, sócio e diretor de Operações da Canadá Intercâmbio e consultor do Conselho de Regulamentação de Imigração  www.imigrarparaocanada.com.br  

Conhecendo o Canadá: Criado oficialmente em 1867, é considerado segundo maior do mundo e composto por 10 províncias e três territórios. O Leste, também chamado região do Atlântico, inclui as províncias de Newfounland e Labrador, Nova Scotia, New Brunswick e Prince Edward Island; Região Central: Quebec e Ontário; As pradarias: Manitoba, Saskatchewan e algumas partes de Alberta; Oeste: mais de Alberta e British Columbia e Norte constituído por três territórios: Nunavut, Yukon Territory e os Territórios do Noroeste. Ottawa é sua capital.

No país há dois idiomas: inglês (é a língua mais falada em todas as províncias) e o francês (utilizado mais em Quebec). Atualmente, a população estimada está em torno de 37 milhões de pessoas, de acordo com a ONU – Organização das Nações Unidos –, correspondente a 0,48% da nação mundial. A previsão do governo para 2050 é chegar em quase 45 milhões de habitantes. Desde os anos 1990, a maioria dos imigrantes provêm de países do Oriente, como China, Índia e Filipinas.

Atualmente, o país enfrenta dois grandes problemas: baixa natalidade e aumento de idosos. A quantidade de residentes com mais de 65 anos chega a 18% da população total. Para tentar resolver esta questão, o governo canadense pretende aumentar o número de imigrantes em 1 milhão até 2021.

Empregos no Canadá - Não há dúvidas que existem grandes oportunidades para morar e trabalhar no Canadá, mas os maiores desafios dos candidatos são o idioma fluente (escrita, conversação e leitura) e a “recolocação profissional”.

O primeiro passo é pesquisar e entender a sua profissão ou indústria onde quer atuar e a primeira pergunta é: sua profissão é regulamentada no Canadá? Há várias áreas de atuação que necessitam de uma licença profissional no país (como médicos, engenheiros, professores, advogados, contadores, enfermeiros, farmacêuticos, eletricistas, arquitetos, etc).

“É preciso fazer exames ou investir tempo e dinheiro de uma forma complementar. No site www.workingincanada.gc.ca é possível encontrar informações sobre as exigências de certificação e regulamentação que regem a sua profissão na província de destino. Seu próximo passo é entrar em contato com o órgão regulador de sua área de atuação na província onde pretende residir. Se você é enfermeira e quer se estabelecer em Vancouver, por exemplo, terá que entrar em contato com o Colégio de Enfermeiros da B.C. (www.crnbc.ca). Agora se é professor e quer se fixar em Ontário, deverá se comunicar com o Ontario College of Teachers (www.oct.ca). E assim sucessivamente”, ressalta Ed.

Para Santos, a caminhada é boa, mas se for realizado de forma adequada, o processo flui melhor. “O órgão regulador será capaz de dar detalhes sobre como avaliar e validar as credenciais dos candidatos brasileiros a uma vaga no Canadá.  Detalhe, muitas vezes, serão necessários alguns cursos adicionais para atualizar suas habilidades e currículo. Em muitos casos, o diploma do brasileiro aqui não é reconhecido”, alerta o executivo.

Agora, se o brasileiro é formado e tem experiência em uma área que não necessita de uma licença como administrador, gerente de negócios ou de recursos humanos ou até mesmo um trabalhador semiqualificado, por exemplo, não é preciso realizar o processo chamado de “relicensure” (relicenciamento), mas ainda terá que enfrentar alguns desafios. “Por exemplo, caso o profissional tenha um MBA da Faculdade Getúlio Vargas, de São Paulo, um empregador canadense pode não saber se esse MBA tem a mesma qualidade quando comparado com seu país. Caso queira entender melhor, acesse os Serviços de Educação Mundial (www.wes.org). O ideal é que o interessado em se mudar para o Canadá use a internet e as mídias sociais para fazer essas conexões antes mesmo de sair do Brasil ou procure por consultores credenciados pelo Canadá”, recomenda Santos.

Confira as principais atividades em cada região do país

Atividade

Local

Automobilística

Ontário

Finanças

Toronto

Tecnologia

Columbia Britânica, Quebec, New Brunswick

Agricultura

Prairies, Manitoba, Ontário

Fazendas de Leite

Saskatchewan

Manufaturas

Ontário

Governo

Ottawa e capitais provinciais

Óleo e Gás

Alberta, Saskatchewan

Hotelaria e Turismo

Ontário, Colúmbia Britânica

Artes e Cultura

Montreal e Toronto

Jornalismo

Ontário

Saúde Pública

Todas as regiões

Indústria Madeireira

Colúmbia Britânica

Mineração

Colúmbia Britânica, Manitoba, Labrador e Newfoundland, Northwest Territories e Yukon

Retirado do Guia Imigrar para o Canadá – Ed Santos

 

 

 

Empregos – Das dez províncias, Quebec é a que tem mais dificuldades em contratar colaborador, principalmente, para região agrícola. No geral, as profissões mais procuradas no país estão relacionadas à construção civil, finanças, recursos humanos, comunicação, engenharia, arquitetura, transporte, marketing, saúde, administração pública, tecnologia da informação, artes, agricultura, entre outras.

Para movimentar toda sua economia, como em qualquer país, o Canadá precisa sim de profissionais, com inglês fluente(algumas províncias exigem também o francês) mas reconhecidos e regulamentados de acordo com suas leis. De acordo com o Ministério de Imigração do Canadá, foram recebidos mais de 286 mil residentes permanentes em 2017 através do programa da Classe Econômica e 39% deles se estabeleceram fora de Toronto, Vancouver e Montreal. “A perspectiva do Canadá é aumentar os níveis anuais de imigração para 340 mil até 2020 e reduzir o processo que demora hoje, 24 meses, para um ano apenas. Em torno de 80% do crescimento populacional é resultado da imigração”, comenta Ed.

Conforme relatório divulgado, em novembro de 2018, pela Statistics Canada (IBGE canadense) 430 mil vagas de empregos estavam disponíveis e não foram preenchidas. A taxa de desemprego foi de apenas 5,6%, considerada a mais baixa em mais de quatro décadas, embora sofra com a escassez de mão de obra qualificada e reconhecida conforme os padrões educacionais do Canadá.

Mas quem estiver interessado em ocupar uma destas vagas, é preciso também ter proficiência no inglês e/ou no francês. “É um dos fatores decisivos na hora de concorrer a uma vaga. Não esquecendo que o Canadá é um país bilíngue e muitas vezes são exigidos os dois idiomas. Quebec é um bom exemplo desta situação. Não podemos deixar de alertar que o interessado será contratado somente se as empresas não conseguirem preencher suas vagas disponíveis com canadenses ou residentes permanentes, conforme normas estabelecidas pelo Governo Federal”, lembra a CEO da Canada Intercambio, Rosa Maria Troes.

Parcerias da Canada Intercâmbio: A Canada Intercambio é parceira da Universidade Langara College, localizada em Vancouver (BC), há alguns anos. A grande novidade que a Langara trouxe, recentemente, foi a parceria com a Academy of Art University, maior universidade americana privada, criada há quase 90 anos, na cidade de São Francisco, Califórnia (USA). A universidade está no estado mais populoso do país e próximo à Los Angeles onde concentram-se as maiores e melhores produtoras de cinema, artes e comunicação. Há diversos cursos oferecidos pela Academy of Art University junto com o Langara em Vancouver: efeitos visuais, animação em 3D e game design. Todos estes cursos oferecem o PGWP - Post-Graduation Work Permit (permissão para trabalho, após o término do curso, que pode ser de oito meses a três anos) “Agora, somos três empresas em uma, oferecendo aos estudantes do Brasil uma oportunidade ímpar no Canadá”, ressalta Rosa.

Sobre a Canada Intercambio

Fundada em 2003, a Canada Intercambio é a maior agência de intercâmbio e imigração para o Canadá operando no Brasil, além de ser uma empresa gratificada com prêmios de destaque empresarial e de “customer service”. Em 2017, a Canada Intercambio ocupou a 111ª posição da 29ª premiação anual da PROFIT 500, coordenada pelas Canadian Business and PROFIT, responsáveis pela classificação das empresas que apresentaram crescimento mais rápido do país. A lista completa pode ser conferida na edição de outubro de 2017 da revista Maclean’s e no Canadian Business.com.

É uma empresa especializada em atender brasileiros que querem imigrar, estudar, trabalhar ou passar as férias aprendendo algo novo no país. Líder em educação e imigração para o Canadá, é uma empresa canadense fundada por brasileiros e para brasileiros, com o objetivo de orientá-los, acompanhá-los e fazer da sua experiência no Canadá um momento incrível.

Com matriz na cidade de Vancouver e outra unidade de atendimento ao aluno em Toronto, a Canada Intercambio conta com 10 agências espalhadas pelo Brasil e um escritório corporativo no México.


Programação abaixo.

11ª ExpoCanada

Data: 23 de março

Horário: das 11 às 19h

Local: Espaço Citron – antigo Espaço Transatlânrico – situado na rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antonio.

Entrada gratuita no evento, mas as palestras são pagas (R$ 50,00 cada)

 

*PROGRAMAÇÃO

- 11h30 às 13h
Processos Imigratórios Canadenses / Express Entry / O passo a passo da imigração | Processos, prazos, custos, riscos e oportunidades
Palestrante: ED SANTOS, Diretor da Santos Immigration Inc., Co fundador da Canada Intercambio, Consultor Regulamentado pelo Governo do Canadá
*PALESTRA EM PORTUGUÊS   

 

 

- 13h30 às 14h30
Imigração através dos Estudos – Opções para quem não tem o perfil adequado
Palestrante: GABRIELA FACHINNI, Diretora do Departamento Internacional Sheridan College
*PALESTRA EM INGLÊS 

 

10h15 – 11h15 . Canadá Intercâmbio  GRATUITO

Bate papo sobre as principais dúvidas sobre intercâmbio no Canadá

Empresa Especialista em atender brasileiros que querem estudar, trabalhar ou passar as férias aprendendo algo novo no país.

(português)

- 15h às 16h
Emprego – Trabalho e sucesso profissional no Canadá
Palestrante: JOHN RIBEIRO, Director Zero2Hired (empresa de recrutamento canadense)

*PALESTRA EM INGLÊS


- 16h30 às 17h30
Empreendedorismo no Canadá

Palestrante: DANIELA TORRES, CEO e Co-founder na empresa KIAI Agency (Agência de Marketing)

*PALESTRA EM PORTUGUÊS 

 

- 18h às 19h
Planejamento pré Canadá. Tudo o que você precisa saber antes de chegar no país.
Palestrante: FERNANDO OLIVEIRA, Diretor do Departamento Internacional Niagara College

*PALESTRA EM PORTUGUÊS 

Deixe seu Comentário