Por  G1 Santos

 

Prefeito de Cubatão, SP, critica gestões anteriores: ‘Era uma ilha das fantasias’ — Foto: Liliane Souza/G1 SantosPrefeito de Cubatão, SP, critica gestões anteriores: ‘Era uma ilha das fantasias’ — Foto: Liliane Souza/G1 Santos

Prefeito de Cubatão, SP, critica gestões anteriores: ‘Era uma ilha das fantasias’ — Foto: Liliane Souza/G1 Santos

Em um balanço sobre os dois anos à frente da gestão de Cubatão (SP), o prefeito Ademário Oliveira afirma que se pauta em uma gestão responsável e que às vezes é melhor 'dar um passo atrás' do que tomar uma decisão que possa prejudicar os munícipes a longo prazo. "Os dois primeiros anos foram burocráticos. Agora, a Cidade vai receber o famoso banho de loja, com os serviços de zeladoria", diz.

Segundo ele, os governantes anteriores 'abriram as torneiras' e ofereceram aos munícipes o que não tinham. Para os próximos anos, o objetivo é resgatar a autoestima dos cidadãos cubatenses e investir em urbanização.

"Ali era uma ilha das fantasias. Os governantes não se atentaram que os recursos oriundos do Polo Industrial eram esgotáveis. Governaram como se aquilo nunca fosse acabar, mas acabou. Quando acabou, o que aconteceu? A prefeita caiu e eu assumi", disse o prefeito em entrevista ao G1.

Ele afirma que, assim que assumiu o Executivo, em 2017, firmou um pacto com os vereadores para aprovar reformas. "Nós fizemos um pacto porque, se nós não tivéssemos emplacado a reforma, a morte política não seria só minha, seria de todos. Eu disse para eles: primeiro vamos sair da UTI", afirma.

"A Cidade foi tomada por interesses político-partidários e esqueceram as pessoas. Quando assumi, o hospital estava fechado, a Cursan estava falida, o servidor sem receber. Superei isso e a Cidade hoje já perdeu esse clima".

Urbanização

Segundo o prefeito, estão em andamento projetos de urbanização nos bairros Vila Esperança, Mantiqueira e Vila dos Pescadores. "Estou retomando a discussão da inserção dos Pilões no Projeto Serra do Mar, porque vai ser pauta com o secretário de Habitação. Mas é um projeto de 10 a 15 anos. Eu quero pelo menos iniciar nesses dois anos que me restam no governo", diz.

Saúde

Na área da saúde, seu objetivo, inicialmente, era garantir a reabertura do Hospital Municipal. "Eu sei que a policlínica se encontra em instalações inadequadas e assumimos. É que nós canalizamos todos os nossos esforços para a reabertura do hospital. A policlínica está sendo praticamente construída uma nova. Devo estar entregando nos próximos 40 a 60 dias".

Ademário conta que o Centro de Oncologia e Hemodiálise deve ser entregue no aniversário da cidade, em abril. Ele também garante que o Quarteirão da Saúde, que agora se chama Poupatempo da Saúde, está 90% pronto e deve ser entregue em breve. "As obras da construção da Faculdade de Medicina também devem iniciar num cenário de dois meses", diz.

Segurança

Segundo o prefeito, está sendo feito um estudo de viabilidade para implantação do sistema de monitoramento eletrônico. Outro objetivo é adquirir cinco novas viaturas para doar à Polícia Militar.

"Já temos convênio com a Operação Delegada. A polícia entra com a farda e o armamento. A locomoção é de responsabilidade do município. Se você dá a viatura, isso facilita e extrai melhor o convênio. A Operação Delegada, para nós, ainda é uma alternativa". Segundo ele, Cubatão não tem condições de arcar com os cursos de implantação de uma Guarda Municipal.

Educação

O prefeito destaca que a distribuição dos kits escolares e uniformes foi prioridade nesse ano. "Depois de dois anos eu vou conseguir entregar os uniformes e kits em dia. Não é porque eu não queria, é porque as finanças não permitiam".

Segundo o prefeito, o objetivo é voltar os esforços para a manutenção das escolas. "Hoje, a prioridade é manutenção. Não temos ainda um planejamento de investimentos em algo inovador", diz.

Transporte

Para o transporte coletivo, alvo constante da reclamação de moradores, Ademário afirma que sua proposta é trocar a empresa de ônibus. Mas o edital do ano passado, que prevê concessão por 15 anos, foi impugnado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE).

"Você tem uma indústria especializada em impugnar editais. Estou esperando retorno do Tribunal de Contas para que ele diga qual modelo quer. Espero, com uma dose de otimismo, até o meio do ano ter uma nova empresa de ônibus que atenda os padrões da região, com ar-condicionado e wi-fi".

Royalties e ICMS

Ademário afirma que os repasses de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e royalties de petróleo e gás são investidos em manutenção e custeio. "É uma arrecadação de ICMS ainda invejável, mas em contrapartida você não tem IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano]. Eu trocaria o IPTU de Praia Grande pelo ICMS de Cubatão. Isso ainda é reflexo dos prefeitos biônicos. Até a década de 90, Cubatão não pagava IPTU", diz.

Para o prefeito, os agentes políticos deixaram as pessoas dependentes do poder público. "A Cidade tem um ICMS bom, royalties, mas você tem um rombo social. Uma coisa acaba suprindo a outra", afirma.

Ademário conta que entrou com pedido na Justiça para garantir o pagamento de impostos retroativos. "Lancei IPTU no Ecopatio, nas faixas de concessões da área da União. O Ecopatio, por exemplo, eu lancei R$ 6 milhões de IPTU. A Sabesp, quase 12 milhões. Não pagaram, mas está judicializado", finaliza.

    Deixe seu Comentário