Ponte A Tribuna passa por testes de carga

Ação do IPT foi realizada na manhã deste domingo (23)

 

Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizaram na manhã deste domingo (23) testes de carga na Ponte A Tribuna, que liga a área continental à região insular. Durante o período, a passagem sobre o Canal dos Barreiros ficou bloqueada para veículos.

Os trabalhos começaram às 8h e estenderam-se até 11h45. Seis caminhões com carga, pesando até 30 toneladas cada, simularam situações de tráfego na ponte para detectar o impacto sobre a estrutura. Um barco e um bote também foram utilizados para observar a base de sustentação. De acordo com o IPT, a previsão é de que o laudo seja concluído em 15 dias.

O prefeito Pedro Gouvêa acompanhou a operação e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para a reforma. “O teste vai mostrar que tipo de ação precisa ser feita no local, e os técnicos do IPT são os mais qualificados para dizer isso”.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas de São Vicente, Léo Santos, considera o estudo importante para saber tecnicamente se a estrutura suporta também o Veículo Leve Sobre Trilhos, que terá a linha estendida até o bairro Samaritá. “A pergunta que se faz é se a ponte aguenta ou não o VLT. É isso que o teste vai mostrar”, concluiu.


A interdição da ponte também envolveu a Defesa Civil do Estado e do Município, Guarda Civil Municipal e agentes de trânsito.

O processo para a reforma da ponte já está em andamento. A empresa responsável iniciou os trabalhos em setembro e tem seis meses para finalizar o projeto que dará embasamento à reforma.

Inaugurada em 1995, a Ponte dos Barreiros, como é popularmente conhecida, foi fundamental para o desenvolvimento da Área Continental de São Vicente, onde hoje vivem mais de 130 mil habitantes em 11 bairros.

Categoria:SANTOS

Deixe seu Comentário