Ação do IPT foi realizada na manhã deste domingo (23)

 

Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizaram na manhã deste domingo (23) testes de carga na Ponte A Tribuna, que liga a área continental à região insular. Durante o período, a passagem sobre o Canal dos Barreiros ficou bloqueada para veículos.

Os trabalhos começaram às 8h e estenderam-se até 11h45. Seis caminhões com carga, pesando até 30 toneladas cada, simularam situações de tráfego na ponte para detectar o impacto sobre a estrutura. Um barco e um bote também foram utilizados para observar a base de sustentação. De acordo com o IPT, a previsão é de que o laudo seja concluído em 15 dias.

O prefeito Pedro Gouvêa acompanhou a operação e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para a reforma. “O teste vai mostrar que tipo de ação precisa ser feita no local, e os técnicos do IPT são os mais qualificados para dizer isso”.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas de São Vicente, Léo Santos, considera o estudo importante para saber tecnicamente se a estrutura suporta também o Veículo Leve Sobre Trilhos, que terá a linha estendida até o bairro Samaritá. “A pergunta que se faz é se a ponte aguenta ou não o VLT. É isso que o teste vai mostrar”, concluiu.


A interdição da ponte também envolveu a Defesa Civil do Estado e do Município, Guarda Civil Municipal e agentes de trânsito.

O processo para a reforma da ponte já está em andamento. A empresa responsável iniciou os trabalhos em setembro e tem seis meses para finalizar o projeto que dará embasamento à reforma.

Inaugurada em 1995, a Ponte dos Barreiros, como é popularmente conhecida, foi fundamental para o desenvolvimento da Área Continental de São Vicente, onde hoje vivem mais de 130 mil habitantes em 11 bairros.

Deixe seu Comentário