Contribuir para a melhoria da cidade, ficar com o imóvel regularizado e ainda concorrer a prêmios. Essas são as vantagens do IPTU Premiado, benefício com o qual o contribuinte de Guarujá poderá contar já a partir do próximo ano.


O contribuinte ‘Pessoa Física’ que optar por pagar seu Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) à vista no próximo ano, além de conseguir desconto de 3%, ainda concorrerá a um veículo 1.0, a ser sorteado no dia 30 de junho de 2019 – aniversário de emancipação político-administrativa de Guarujá.


Já quem pagar em dia durante todo o ano, concorrerá a uma motocicleta de 125 cilindradas, com sorteio previsto para o início de 2020 – válido apenas para ‘Pessoa Física’ também.


O IPTU Premiado está previsto na Lei Municipal 4267, aprovada em 2015, mas esta será a primeira vez que será aplicado na Cidade. A medida tem como objetivo estimular e reconhecer o bom pagador.


Os primeiros carnês devem começar a ser entregues logo após o Natal tanto pelos Correios como pela própria Prefeitura. São ao todo 115 mil lançamentos para 2019.


Inadimplência

Paralelamente, a Prefeitura de Guarujá continua fechando o cerco contra os devedores.  Já foram encaminhadas cartas administrativas de cobrança e um leilão de imóveis de inadimplentes está sendo planejado para breve.


Somente de janeiro a outubro deste ano, contribuintes de Guarujá deixaram de pagar ao todo R$ 100,7 milhões em IPTU. Esse valor representa praticamente 1/4 do total lançado de janeiro a outubro, que foi de R$ 401,2 milhões.


Entretanto, os contribuintes inadimplentes representam menos de 10% do total, e a maioria com imóveis de alto padrão,  mas o impacto da falta de pagamento afeta toda a população.

 

Regularização

O munícipe inadimplente pode regularizar rapidamente seus débitos junto ao Município por meio de pagamento à vista ou parcelado em até 60 vezes. Para isso, é preciso procurar o Setor de Dívida Ativa (Rua Azuil Loureiro, 691, Santa Rosa); o Centro de Cidadania (Rua Cunhambebe, 500, Vila Alice, Vicente de Carvalho); ou diretamente no site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br), no link Serviços Online.

 

Deixe seu Comentário