Unidades de Saúde anunciam programação voltada à saúde do homem

A I Corrida e Caminhada Juntos pela Vida, realizada sábado (10) pela Secretaria de Saúde no Jardim Casqueiro, arrecadou 331 quilos de alimentos não perecíveis que foram doados ao Fundo Social de Solidariedade de Cubatão. O evento reuniu o Outubro Rosa com o Novembro Azul, meses de referência para ações de prevenção contra o câncer de mama e de próstata.

Entre os cerca de 300 participantes, os primeiros a cruzar a chegada foram Elizabete Covre, entre as mulheres, e Moisés José da Silva, entre os homens. "Os nomes são apenas para registro, pois não foi um evento competitivo. Todos ganharam medalhas. A ideia foi conscientizar a população quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata, com gente de todas as idades", comentou a secretaria de Saúde Andrea Pinheiro Lima.

A participante mais idosa da corrida foi uma moradora da Vila Nova, Estelina Bretas, com 83 anos. Já a caçula do evento, realizado apenas para maiores de idade, foi Michelle Silva de Freitas, do CSU, que completou 18 anos no dia 22 de outubro. A diversidade foi a tônica do evento, que contou com grupos de corrida, atletas e também voluntários acompanhando cadeirantes e deficientes visuais. 

Além dos participantes, os serviços da secretaria de Saúde oferecidos na Praça Independência reuniram dezenas de pessoas nas barracas montadas no local: orientação de odontologia, informações de pronto atendimento com o pessoal do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e práticas integrativas, como reiki, massagem e auriculoterapia. Maysa Sousa, moradora da Vila Nova, recebeu aplicação de reiki antes da prova: "Foi uma sensação de relaxamento; muito bom para poder participar da corrida".

Já o Serviço de Zoonoses conseguiu famílias para três filhotes de gatos oferecidos para adoção.

Novembro Azul - Após atividades voltadas à saúde do homem realizadas nesta terça-feira (13) na Unidade de Saúde da Família (USF) do Vale Verde e na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São José, a programação voltada à saúde do homem segue na próxima semana, dia 22, com palestra às 15 horas, na USF do Pilões, seguida de café da tarde.

No dia 23, tem roda de conversa e dinâmica em grupo na UBS 31 de Março, a partir das 8h30. No mesmo horário, na USF Mário Covas, a programação conta com café da manhã, palestra Saúde do Homem, atendimento pré-agendado com médico generalista e agendamento de PSA.

Também no dia 23, às 9 horas, a USF da Ilha Caraguatá realiza a Feira de Saúde, esclarecimento sobre a importância da prevenção, solicitação de exames, aferição de pressão e diabetes e distribuição de preservativos. No mesmo dia, a USF Morro do Índio realiza às 13h30 palestra sobre prevenção e orientação sobre câncer de próstata.

No dia 26, a UBS CSU promove às 14 horas café da tarde seguido de rodas de conversa sobre a importância da prevenção e combate ao preconceito. Na USF Cota 95, médico e enfermeira fazem, dia 28, a partir das 9 horas, a palestra "Câncer de próstata, prevenção e preconceito quanto ao exame".

No dia 29, a equipe da USF Vila Esperança-Caic estará o dia inteiro voltada para palestras e conversas com homens. Na UBS Vila Natal tem roda de conversa com o fisioterapeuta a partir das 10 horas, enquanto a população atendida pela USF do Jardim Nova República participa, às 14 horas, de palestra no CEU das Artes.

Fechando o mês, dia 30, a UBS Cota 200 tem programação a partir das 8 horas, com aferição de pressão, medição de glicemia, palestra sobre câncer de próstata, teste rápido e café da manhã. Na USF Água Fria, a partir das 10 horas, será feita coleta de PSA, dinâmicas em grupo e palestra. E às 14 horas, a USF da Vila dos Pescadores promove café da tarde com palestra sobre prevenção do câncer de próstata e cuidados com a saúde do homem.

Deixe seu Comentário