“O projeto abre o mundo para as crianças, e assim eles passam a valorizar ainda mais a sua Cidade”. A declaração é da diretora da Escola Municipal Hermínia Neves Vitiello (Santa Rosa), Valquíria Frederico Rodrigues de Matos, sobre o Projeto “Guarujá: da Cauda à Cabeça do Dragão”. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel).

 

Desenvolvido na rede municipal de ensino infantil, o projeto envolve aproximadamente 12 mil alunos de 3 a 5 anos. Ao todo, a ação percorrerá 59 unidades, sendo 15 Núcleos de Educação Infantil (Neims), 19 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 25 Núcleos de Educação Infantil Conveniados (Neics).

 

O Projeto teve início em agosto e termina agora em dezembro. Ainda para o final deste mês, a Sedel está programando uma exposição com todos os trabalhos, na entrada do Paço Moacir dos Santos Filho.  

 

A ação possui o objetivo de ensinar crianças sobre a história da Cidade, valorização e respeito ao Município, apresentando vários aspectos que formam a Cidade, como conhecer as praias, pontos turísticos e animais existentes. O projeto faz com que os pequenos se vejam como membros participantes da história de Guarujá, os estimulando ao sentimento cívico, além da criação, experimentação, observação e curiosidade.

 

No projeto, o professor é o mediador. Ele apresenta a história e promove o resgate das tradições, a memória recente e de tempos passados junto aos alunos. As escolas receberam uma caixa chamada “caixa de memórias itinerante”, que contém o mapa da Cidade, fotos antigas e atuais, cartões-postais, livros, CDs, folders e catálogos relativos à história da Pérola do Atlântico. 

 

“Não é um mapa, professora! É um GPS”, afirma aluno

Saber que o mapa de Guarujá é o formato de um dragão foi a “peça chave” para envolver os estudantes da EM Hermínia nesta ação. No último dia 7, a unidade promoveu uma exposição final dentro do Projeto “Guarujá: Da cabeça à Cauda do Dragão”O evento vai reunir uma diversidade de material com trabalhos de 350 alunos da escola, que envolveu crianças de 4 a 5 anos.

 

Os pais prestigiaram a iniciativa e aprovaram os trabalhos produzidos pelos filhos. A exposição reuniu textos, hinos, bandeira, livros, música, filmes. Vários cartazes e maquete com reprodução de vários pontos da Cidade como: Igreja Matriz, Acqua Mundo, Maria Fumaça e shopping, por exemplo.

 

Os professores da EM Hermínia despertaram a curiosidade das crianças, através da utilização de mapas da Cidade. “Eles tinham que descobrir onde fica sua casa e também a praia que frequentam. Mas teve um dia que marcou as nossas atividades, que foi quando eles aos terem contato com mapas em salas de aula, os estudantes ´discordaram’ das professoras que se tratava de GPS”.

 

Mãe do pequeno Gabriel, de 5 anos, Fabiana Bastos Mota foi conferir a exposição. “Depois que o meu filho entrou nesta escola, ele evoluiu muito. Ele é autista e hoje tem interagido muito mais com a família, pois o seu comportamento melhorou e ele está mais atencioso”. O pequeno Gabriel produziu uma maquete com barcos. “Esse projeto fez com que ele prestasse mais atenção na natureza”, contou a mãe. 

 

Quem também ficou orgulhosa do trabalho do filho foi Janaina Santos Santana. “Ele mostrou o conceito da exposição fotográfica”. Mãe do pequeno Yan Santos, 6 anos. “Esse é o Aquário, com muitos peixes”. Ela lembra que a discussão envolvendo o Projeto não ficou só na escola, também foi para o ambiente familiar. “Um dia em casa com os amigos, ele começou a ser perguntar qual era o formato de outras cidades. Como é o de Santos, mãe”, lembrou.Por Imprensa Guarujá

 

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