Mais um passo foi dado para transformar Santos em cidade-irmã do município chinês Rizhao e estreitar intercâmbio na área portuária, administrativa, em turismo e cultura. Nesta segunda-feira (13), a delegação oriental visitou o Palácio José Bonifácio, onde entregou o documento que demonstra o interesse na irmanação.

O grupo, comandado pelo vice-prefeito de Rizhao, Gao Yuebo, foi recebido por autoridades do governo e da Codesp para exibição de vídeos institucionais e visita técnica monitorada ao Porto. Rizhao possui 30 mil habitantes e seu porto é considerado um dos maiores da China, sendo o 7º maior exportador do País e o 12º no mundo. Entre os produtos que passam pelo local, minério, soja, madeira e petróleo.

“Nós procuramos parceiros para investimentos e Santos e Rizhao têm pontos em comum, como o porto, o turismo, e ambas estão em constante expansão. Temos boas experiências para trocar”, comentou o vice-prefeito chinês, Yuebo.

De acordo com o secretário de Governo, Rogério Santos, é fundamental a aproximação das duas cidades. “A China desperta muito a atenção dos brasileiros. Santos tem buscado a inovação e essa troca de conhecimentos será importante não apenas pelos laços que unem os portos, mas as questões culturais também”.

Conforme o gerente de Promoção Comercial de Áreas e Instalações e Relação Porto-Cidade da Codesp, Alceu Maitino Junior, a visita técnica ao porto é importante para apresentar a infraestrutura, a quantidade de linhas regulares (24) e os berços (65). “O Porto de Santos representa cerca 30% do PIB brasileiro”.

O vice-prefeito de Rizhao ratificou o interesse na geminação das duas cidades, fazendo o convite para os representantes do governo santista visitarem o município chinês. “Estaremos de braços abertos para recebê-los”.


IRMÃS

A geminação de cidades significa laços de cooperação, com intercâmbios importantes que geram parcerias culturais, turísticas e comerciais.


Deixe seu Comentário