Ao final de mais um dia de trabalho, na tarde de segunda-feira (13), Elza de Carvalho, desmontada, conduziu sua bicicleta pela calçada da Avenida Presidente Wilson para acessar a ciclovia junto à faixa de areia e, então, pedalou de volta para casa, em São Vicente.

Com a conduta correta, não foi parada na blitz conjunta da CET-Santos, Guarda Municipal e Polícia Militar para fiscalização de ciclistas quanto ao respeito às regras de trânsito, realizada na confluência da avenida com a Rua João Antunes (próximo ao emissário submarino).

Na verdade, ela aprendeu na prática. “Fui parada uma vez. Então eles me orientaram. Valeu a lição e agora faço o certo. É mais seguro e não corro o risco de ter minha bicicleta levada pela fiscalização”.

A blitz teve o objetivo de esclarecer os usuários sobre como transitar com segurança e sem infringir a legislação. Não houve nenhum recolhimento de veículo.

A retenção da bike ocorre somente se, após abordagem inicial, o ciclista volta a ser flagrado trafegando de forma agressiva, em desrespeito às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

        

Com a experiência de outras ações, o cabo da PM João Henrique revelou que, no local da operação, as principais irregularidades praticadas pelos ciclistas são transitar na contração do fluxo (ignorando a ciclovia) além de dirigir sobre a calçada.

         Conforme observou, a participação da PM nas ações também possibilita a verificação de pessoas em situação suspeita. 

 

PARA REAVER

Há duas alternativas para reaver bikes retidas pela fiscalização: pagar a taxa de remoção no valor de R$ 45,71 ou participar de curso gratuito na sede da CET sobre noções de cidadania e sinalização viária.

No caso da primeira opção, o condutor deve comparecer no Serviço de Atendimento ao Cidadão (Av. Rangel Pestana, 126, Vila Mathias) com o canhoto da  notificação e mais documento de identificação, recebendo boleto para recolher o valor em agência bancária ou casa lotérica. Depois, com o comprovante de pagamento, retorna à CET e faz a retirada do veículo.

Já o curso gratuito é oferecido às segundas-feiras em dois horários: 9h e 14h. Após participar, o ciclista faz a retirada da bike. Neste ano, foram promovidas 27 edições da capacitação, reunindo no total cerca de 100 ciclistas. 

As blitze conjuntas para fiscalização de bikes são realizadas regularmente em diferentes pontos da Cidade. A de hoje foi a quinta apenas neste mês, cuja programação prevê ainda mais quatro operações.

Deixe seu Comentário