Com 14 anos, Kaio Sousa traz roteiro com escravidão e racismo para o festival neste sábado (23)

 

Posicionamento e atuação são orientados por um rosto mais jovem do que o habitual. Apesar da pouca idade, Kaio Sousa, 14, dirige a cena “Preso à escravidão”, representante vicentina no Festival de Cenas Teatrais (Fescete) neste sábado (23) em Santos. A postura e o comando de equipe são o indício de um futuro promissor.

Em sua estreia como diretor no Fescete, Kaio comanda uma equipe com mais de 20 jovens, representando um problema ainda presente na sociedade: o racismo.

Na edição anterior, Kaio subiu ao palco como ator no mesmo Festival, e hoje enxerga a dualidade de conciliar as duas funções. “É outro ponto de vista do teatro. Atuar junto passa mais segurança para o grupo. Mesmo estando em palco e na coxia, o coração fica a mil”. 

O roteiro, também escrito pelo jovem, tem referências a grandes nomes da cultura negra, como Nelson Mandela e Martin Luther King. A cena teatral leva o público de volta ao período da escravidão brasileira, mostrando a luta enfrentada por negros em busca da liberdade. Paralelamente, há símbolos recentes como Marielle Franco e o racismo enfrentado por jovens de comunidades espalhadas pelo País. A trilha sonora e coreografias ficam por conta de hits da Música Popular Brasileira, acompanhadas de coreografias de afoxé.

Para uma melhor atuação, o grupo passou por um aprofundamento realizado por meio de aulas sobre a escravidão e cultura negra. “Fizemos muita pesquisa e tivemos aulas com o grupo sobre o período para sentirmos como realmente era”, explica a atriz Julia Maria Assunção, de 14 anos.

Deixe seu Comentário