O momento de escolher a profissão deixa muitos jovens aflitos, pois a primeira ideia é de que a decisão é para toda a vida. A mesma dúvida surge após a conclusão do curso, quando a pessoa busca qualificação profissional por meio de uma pós-graduação, mas não tem certeza se quer especialização, MBA, mestrado ou doutorado. Nessas duas situações, a internet torna-se importante aliada como um meio facilitador de busca de informações. Hoje, o primeiro passo de quem busca o ensino superior é recorrer ao universo virtual.

3ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, conforme dados divulgados em avaliação do MEC, traz conteúdos específicos no Blog Unoeste, com assuntos voltados a carreiras, mercado de trabalho, cotidiano e outros assuntos. Este espaço reúne informações aprofundadas para jovens que querem saber sobre as inúmeras profissões e como é a formação superior de cada uma delas, seja no curso presencial ou a distância, em todas as áreas do conhecimento.

O professor do curso de Psicologia Vinicius Oliveira salienta que a carreira é um longo processo, que se inicia muito antes da escolha profissional. Ele ressalta que alguns autores sustentam que a vida profissional passa por cinco etapas, desde a infância até a terceira idade, chamadas de Estágio de Crescimento, Exploração, Estabelecimento, Manutenção e Desengajamento.

“O segundo estágio, de exploração, ocorre na adolescência. Nesse período o adolescente, já aluno de ensino médio, se preocupa com o futuro profissional e deve realizar a atividade de exploração por meio da busca por informações e conhecimentos acerca das diversas profissões. Uma coisa que faz muita diferença nesta fase é a pesquisa em sites de universidades sobre grade curricular, salário e situação do mercado de trabalho. Conversar com profissionais ou estudantes universitários também é uma ótima tarefa a ser cumprida”, reforça o docente que possui um canal no YouTube que, dentre outros assuntos, aborda orientação profissional e carreiras.

 

Saiba Mais

Blog Unoeste é atualizado semanalmente, às terças e sextas-feiras. Em todos os textos têm o campo em que o interessado pode se inscrever para conhecer a estrutura do curso, se presencial, ou assistir uma aula experimental na modalidade a distância. Caso queira deixar o blog salvo como favorito, o endereço é unoeste.br/blog.