Encontro, promovido pela Defensoria Pública de Guarujá, e discutiu entre outras propostas, a criação de uma comissão para pessoas em situação de rua; próximo encontro está marcado para o dia 24 de abril

 

A Prefeitura de Guarujá participou na última sexta-feira (31), do Fórum sobre Atendimento à População em Situação de Rua da Baixada Santista. O encontro foi promovido pela Defensoria Pública de Guarujá e aconteceu na sede da unidade, que fica na Avenida Adhemar de Barros, 1327, no Jardim Helena Maria.  


O objetivo foi discutir a política pública de atendimento à população em situação de rua. O fórum reuniu autoridades, representantes do poder público e da sociedade civil da Região.


No total, 70 pessoas participaram dos debates. Dentre as principais propostas estão o fomento à adesão a Política Nacional da População em situação de rua, capacitação dos profissionais do serviço público, criação de uma comissão para a população de rua, entre outras ações. O próximo encontro está marcado para o dia 24 de abril.


Guarujá

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá, Nicolaci Fincatti explanou sobre o trabalho realizado com a população de rua da Cidade.


“Cada pessoa em situação de rua tem um perfil diferente e para cada perfil um tipo de encaminhamento. Guarujá possui cerca de 300 pessoas em situação de rua, sendo 150 da própria Cidade. Desses, muitos com problemas de transtornos mentais e dependência de álcool ou drogas”, afirmou o secretário.


Nicolaci ressaltou ainda, que os outros 150 são os chamados migrantes, que transitam entre as cidades, seja por iniciativa própria ou compulsoriamente. Eles são trazidos por veículos clandestinos e abandonados em grupos, geralmente em locais ermos, de madrugada.


Serviços

A Prefeitura possui inúmeros serviços, políticas e equipamentos à disposição da pessoa em situação de rua, a começar pelo Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD), mantido pela Secretaria de Saúde. A unidade está localizada na Rua José Hermínia Caldas, s/nº, Jardim Progresso e atende encaminhamentos da rede socioassistencial, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.


Há, ainda, o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Creas Pop), da Sedeas, localizado na Rua Orlando Silva, s/nº, no Jardim Boa Esperança. O Creas Pop é a porta de entrada para o serviço de atendimento à população de rua.


A equipe técnica realiza, diariamente, busca ativa pelas ruas do Município. Eles fazem o primeiro contato com o morador de rua, oferecendo os serviços socioassistenciais. Os principais objetivos são promover a proteção integral, prestar atendimento humanizado e individualizado, além de proporcionar o acesso às políticas públicas, fomentando a reconstrução da autonomia e reinserção social.


É para lá que são encaminhadas às pessoas durante as abordagens sociais. A unidade oferta higienização, atendimento psicológico, assistência médica e social. É disponibilizada também, a opção do recâmbio social, com o custeio de passagens rodoviárias para quem é de fora do Município, ou, ainda, a tentativa de reintegração ao núcleo familiar, quando se trata de pessoas com origem na própria Cidade.


Unidade José Calherani

Outro serviço disponível na Rede Municipal é a Unidade de Acolhimento José Calherani (Rua Manoel Otero Rodrigues, 389, Jardim Boa Esperança) - também conhecida como Albergue. O local funciona 24 horas e oferece serviço de acolhimento, cinco refeições diárias e atendimento psicológico e social. Além disso, o Albergue ajuda no encaminhamento ao mercado de trabalho, resgate da autoestima e a reintegração à sociedade. Quando necessário, também é feito o encaminhamento a serviços de Saúde.


Ainda no campo da Saúde, Guarujá possui parceria com o Governo Federal no desenvolvimento do programa Consultório de Rua, que periodicamente atende pessoas em situação de rua com equipe disciplinar contendo, por exemplo, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, técnico em saúde bucal, cirurgião dentista, entre outros. Em parceria com o Ministério Público, está em estudo a criação de um terceiro equipamento para acolhimento adulto ainda em 2020.