Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da comunidade negra em Santos, novos conselheiros assumiram, nesta quarta (5), suas cadeiras no Conselho de Participação, Desenvolvimento da Comunidade Negra e da Igualdade Racial.

Ao todo, tomaram posse, em cerimônia realizada no salão nobre do paço municipal, 100 conselheiros, sendo 25 titulares e 25 suplentes representantes do Poder Público e o mesmo número de titulares e suplentes da sociedade civil. A eleição realizada em janeiro foi aberta à sociedade e a relação de nomes dos novos integrantes será publicada no Diário Oficial


(https://diariooficial.santos.sp.gov.br/), ainda esta semana. 

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa lembro a história de Santos “muito rica de exemplos que lutaram por igualdade e justiça, como José Bonifácio de Andrada e Silva, Quintino de Lacerda e Esmeraldo Tarquínio; nossa responsabilidade é escrever novos capítulos da história com a riqueza e a grandeza desses homens que ajudaram a Cidade e o País a chegar onde nos encontramos”.

 

EXPECTATIVAS

Ivo Miguel Evangelista Santos, presidente durante o último biênio, permanece integrante do conselho e espera pela continuidade dos projetos em prol da comunidade negra. “Conseguimos implementar políticas públicas de suma importância para a comunidade negra na área de educação e saúde. Aprovamos ainda uma lei sobre afroempreendedorismo. Enquanto conselheiro eleito para a próxima gestão, desejo que possamos dar continuidade aos projetos e, dentro do possível, proporcionar uma condição melhor e igualitária para nossa comunidade”.



Titular da cadeira de refugiados e entidades de apoio a refugiados, Antônio Carlos Vargas disse que “Santos tem uma tradição em receber pessoas de fora, uma terra muito aberta em apoiar outras comunidades. Assim, minha expectativa como integrante do conselho é incrementar esse trabalho, criando programas que possam impactar diretamente as pessoas em situação de refúgio. Espero que o grupo de conselheiros contribua para o desenvolvimento da pessoa negra e, como consequência, haja igualdade entre todos”.

 

NOVA MESA DIRETORA

A composição da nova diretoria será escolhida pelos conselheiros na próxima segunda (10), com votação dos titulares para novo presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários.