Engenharia de Software e Gestão da Tecnologia da Informação fazem parte das novas graduações na modalidade da Unoeste

Foto: Departamento de Comunicação Unoeste

Área de tecnologia precisa de cerca de 70 mil profissionais por ano no Brasil; Fipp/Unoeste já é referência em formação de excelência na área


Um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revelou que a área de tecnologia precisa de cerca de 70 mil profissionais por ano no Brasil. Porém, as instituições de ensino superior do país só conseguem formar 46 mil. Pensando nisso, a Unoeste tem investido em graduações que ofereçam ensino de excelência para formar profissionais para atuarem no setor, que tem um mercado de trabalho bastante favorável no cenário atual. O Núcleo de Educação a Distância (Nead) acaba de lançar mais dois novos cursos ligados à área de tecnologia: Engenharia de Software e Gestão da Tecnologia da Informação.

A primeira graduação citada, com duração de 4 anos, terá disciplinas voltadas para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e cooperativas para a construção e gestão de sistemas de software de qualidade, capazes de atuar em diferentes domínios do mercado de trabalho. De acordo com a coordenadora, Aglaê Pereira Zaupa, o curso de Engenharia de Software EaD possui uma base muito sólida, pois nasceu na Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste, que oferta cursos na área há mais de 30 anos.

“Todo o projeto do curso é resultado do empenho e colaboração de um grupo de professores com mais de 15 anos de experiência, tanto no mercado de trabalho de TI como também em atividades acadêmicas em cursos de graduação e pós-graduação da Fipp/Unoeste. A experiência dos professores da graduação em Engenharia de Software permitirá ao estudante uma aproximação com a sua futura atuação profissional, pois em vários momentos do curso ele desenvolverá atividades e experimentará situações similares às que encontrará no mundo do trabalho”, salienta.

A docente lembra ainda sobre o alto índice de empregabilidade da área e informa que ao contrário de muitas profissões, o setor de tecnologia tem muita dificuldade para contratar mão de obra qualificada. “A formação do engenheiro de software é fundamental para atender as demandas do mercado de TI, pois ele é o profissional apto para projetar e construir softwares para internet e aplicativos para celular, bem como atuar nas diversas áreas dessa engenharia, podendo fazer a gestão de projetos para as empresas ou atuar também como arquiteto de software, projetando soluções neste sentido. Como a profissão visa a construção de soluções de softwares eficientes e de alta qualidade, o engenheiro também atua na área de testes, uma área importantíssima voltada especificamente para a garantia da qualidade do software”, explica.

Já ofertado na modalidade presencial, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação na modalidade EaD terá a mesma estrutura curricular e o mesmo corpo docente. O coordenador da graduação, Francisco Virginio Maracci, concorda com a professora Aglaê em relação ao mercado de trabalho ao falar que realmente há essa necessidade de profissionais qualificados na área de TI e investir em uma formação no setor é uma oportunidade de ingressar ou melhorar a colocação em uma empresa ou organização.

“Ao estudar na modalidade a distância, o aluno possuirá uma maior flexibilidade de seu horário, o que se torna um facilitador para pessoas com dificuldades de frequentar o curso presencial. A metodologia da graduação será pautada por metodologias ativas, onde o estudante é o sujeito do processo e assume um papel ativo na construção de seu conhecimento. O professor passa a ter o papel de mediar, estimular e proporcionar oportunidades para que o aluno possa desenvolver as competências desejáveis para sua formação”, explica.

Foi através deste pensamento que Michel da Silva Berbardo, 32, decidiu se matricular no curso em EaD. Já atuando na área de TI, ele conta que precisa viajar muito por conta de seu trabalho, por isso a escolha da modalidade. “Sou gestor de TI de uma financeira e já tentei por várias vezes concluir outras graduações. Porém, por falta de tempo e pelas constantes viagens não consegui concluir. Esta oportunidade de estudar a distância para mim será excelente!”, revela.

Vestibular EaD

Os interessados em ingressar nas graduações a distância da Unoeste podem acessar a página do vestibular, no site. Há a possibilidade de realizar a prova online, pela nota do Enem, através de transferência ou como 2ª graduação. Conheça também os demais cursos ofertados pela universidade.